logo

Homeopatia nas escolas: prevenção continua

22/10/2010 14:10:28 - Jornalista: Assessoria Semed

Foto: Arquivo Secom

Gotas homeopáticas chegam a toda rede municipal de ensino

As ações de combate à pediculose (piolho) e à dengue continuam integrando alunos e pais de estudantes de diversificadas unidades da rede municipal de ensino. A maior parte das vezes, a programação é solicitada pelos diretores da escola. Nesta quinta-feira (21), cerca de 50 alunos da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria receberam as gotinhas homeopáticas. A previsão é que ainda este mês a programação seja realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares. O projeto de homeopatia nas escolas é uma parceria com a Secretaria de Saúde.

As crianças participaram da palestra ministrada pelo coordenador de Saúde Escolar, Célio Lourenço Neto. A campanha, uma parceria das secretarias de Educação e Saúde, está levando informações, palestras e as gotas homeopáticas a toda rede municipal de ensino, inclusive os pais de alunos.

A atividade integrada ocorre no horário em que os pais dos alunos estão presentes nas unidades escolares. Assim, eles também participam das palestras com temas que tratam de temas como higiene, pentes ideais e produtos contra piolho que podem causar alergias. Além disso, o Grupo Grutas de Teatro apresenta esquete divertida, e ao mesmo tempo informativa, sobre o assunto.
Nas escolas, além da prevenção semanal contra a dengue, a pediculose é atacada com a homeopatia e com as orientações fitoterápicas de utilização da tintura de arruda, para a prevenção e o combate, ajudando também na imunidade da criança.

O trabalho da Saúde tem também levado constantemente as gotas homeopáticas de prevenção contra a dengue e contra a H1N1 em igrejas, praças, eventos, além das escolas. Segundo a subsecretária de Educação, Gelda Tavares, este trabalho preventivo é de suma importância pois contribui com a prevenção.

- Os estudantes, diretores e professores têm efeito multiplicador; identificando focos nas escolas e em suas casas e comunidades, salientou.

O trabalho da Saúde tem também levado constantemente as gotas homeopáticas de prevenção contra a dengue e contra a H1N1 em igrejas, praças, eventos, além das escolas. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, este trabalho é de suma importância pois contribui com a prevenção. “Os estudantes, diretores e professores têm efeito multiplicador; identificando focos nas escolas e em suas casas e comunidades”, salientou.

A subsecretária de Educação, Saúde e Cultura, Conceição de Maria, destacou que esta é ação da Semed é a oportunidade de desmistificar o piolho que, apesar de ter asas, não voa de uma cabeça para outra. “A transmissão se dá pelo contato físico, muito comum entre as crianças, uma cabeça encosta na outra e os parasitas passam para o cabelo”, ressaltou.