Os diretores do Hospital Público Municipal da Serra e o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior se reuniram esta semana com a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) Ana Cristina Machado e representantes dos PSFs da Região Serrana para definir as estratégias de atendimento.
A diretora administrativa do HPM Serra, Luciene Aguiar, falou ainda que na oportunidade foi apresentada a estrutura de funcionamento e física da instituição. “O nosso intuito é estarmos afinados para oferecer a população um atendimento de qualidade”, disse.
Luciene falou ainda que uma das prioridades a serem adotadas será o controle de fluxo de pacientes. Todos os pacientes que forem internados na instituição, a equipe entrará em contato com o PSF do seu distrito para dar continuidade ao tratamento.
Aluízio ressaltou, que também é importante que os profissionais do PSF passem para os usuários quando devem procurar o atendimento no hospital, pois esta é uma unidade de emergência. “Segundo dados da instituição foram realizados no período de 15 a 30 de janeiro 220 atendimentos, sendo que apenas 10% de emergência, os demais foram casos de ambulatório”, acrescentou.
A coordenadora do PSF, Ana Cristina, parabenizou a iniciativa da direção do hospital, pois o diálogo neste primeiro momento é importante para estabelecer as responsabilidades de cada um, para que o cidadão seja orientado de forma eficaz. Ela lembrou que atualmente a Região Serrana possui 100% de cobertura do programa, que atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
O diretor superintendente do HPM Serra, Gilcemar Passos, lembrou que o intuito é fazer uma integração dos PSFs da Serra e o hospital. “Nesta primeira quinzena o atendimento foi tranqüilo, com um aumento gradativo a cada dia, sendo observado que a maior demanda é de crianças até quatro anos e adultos na faixa etária entre 20 e 49 anos”, concluiu.
O Hospital Público Municipal de Serra possui mais de dois mil metros quadrados, e conta com aproximadamente 120 profissionais, 23 leitos, atendimento de emergência com cinco médicos, sendo dois clínicos, dois pediatras e um ortopedista. A unidade conta ainda com dos serviços de Raio X, laboratório, farmácia, sala de sutura, sala de gesso, refeitório e área administrativa.