Foto: Flávio Sardou
A reunião definiu diretrizes para a estruturação do polo
O Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) começa a se preparar para uma nova fase no segundo semestre de 2015. Durante visita às instalações, nesta sexta-feira (15), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que a proposta é transformá-lo em um polo de saúde do município, principalmente, para cirurgias eletivas. "O momento é de institucionalizar e organizar toda a estrutura para que isso aconteça. Além de ser mais um espaço para promover melhorias na rede municipal de saúde, também é fundamental para movimentar a economia da região", acrescentou.
No encontro, o secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, destacou que a unidade atende procedimentos eletivos e emergência. "A ideia é ampliarmos as cirurgias eletivas, ou seja, as que podem ser agendadas. Porém, iremos elaborar o perfil do hospital da serra e, assim, identificarmos quais são as especialidades que serão incluídas. Outra proposta é intensificar as ações na atenção básica e, com isso, obtermos menos internações. O intuito é melhorar, cada vez mais, o sistema de saúde e reverter em benefícios para a população", disse o secretário.
Atualmente, segundo o diretor superintendente do HPMS, Márcio Barcelos, cerca de 70% dos atendimentos do hospital são de pacientes residentes na área urbana da cidade. "A unidade tem forte vocação para realizar diversas cirurgias eletivas, inclusive, pediátricas", frisou Barcelos.
O diretor superintendente da Fundação Municipal Hospital de Macaé, Márcio Bittencourt, informou que, após a elaboração do perfil da unidade, será criada uma agenda para a execução das cirurgias de baixa complexidade.
Crescimento - O Hospital da Serra, nos últimos dois anos obteve um crescimento de 127% no número de pacientes atendidos. Já em cirurgias realizadas, os dados apontam que o primeiro quadrimestre deste ano superou o mesmo período de 2014, com um crescimento de 82%. As pequenas cirurgias registraram um aumento de 60%. A unidade realiza cirurgias geral, plástica, ginecológica e urologia.
Entre os atendimentos por faixa etária destacam-se crianças e idosos. Nos últimos três meses, foram 1465 e 1407, respectivamente. As localidades atendidas são Córrego do Ouro, Trapiche, Frade, Glicério, Bicudas Grandes e Pequenas, Sana, Areia Branca e distritos da área urbana de Macaé.
No primeiro trimestre de 2015, foram 8,1 mil atendimentos, sendo 5.616 casos de emergência e 2.485 ambulatoriais.