logo

Hospital Maternidade-Escola oferecerá 80 leitos e atendimento de alta complexidade

05/09/2014 15:03:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Maurício Porão

Equipe de gestão da Secretaria de Saúde se reuniu com o prefeito Dr. Aluízio para discutir a planta provisória do projeto

Além dos 100 novos leitos e das novas especialidades que o Hospital Público Municipal (HPM) receberá este ano com a sua ampliação, a previsão da Prefeitura é que, até o final do próximo, Macaé tenha mais 80 no Hospital Maternidade-Escola, no bairro Barra de Macaé. As obras serão iniciadas no primeiro trimestre de 2015. A equipe de gestão da Secretaria de Saúde se reuniu, na manhã desta sexta-feira (05), com o prefeito Dr. Aluízio para discutir a planta provisória do projeto de arquitetura especializada. A nova maternidade atenderá a todas as exigências legais, inclusive a Portaria 932/2013, que trata da casa da puérpera, acomodações para as mães que acompanham seus recém-nascidos em recuperação.

Dos 80 leitos de obstetrícia e neonatal, 16 serão para atendimentos de alto risco. A UTI materna comportará cerca de cinco leitos, incluindo o de isolamento, e a neonatal, 10. Outros 10 leitos serão de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN). Haverá ainda seis leitos de UCIN para bebês se recuperarem com a participação da mãe ou o do pai por meio do método Canguru, para contato e aconchego. As gestantes também contarão com uma sala de relaxamento para preparação para o parto, atendendo ao conceito de humanização na área hospitalar, conforme norma do Ministério da Saúde; cinco salas para partos normais e quatro para cirurgias obstétricas.

As obras serão realizadas com recursos da Secretaria Municipal de Saúde incluídos na previsão orçamentária de 2015. O atendimento contará com profissionais residentes (em especialização) do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, como já acontece no HPM. O novo hospital, que terá cerca de 7 mil m2, será construído onde seria o Hospital do Sase, com obras paralisadas há cerca de dez anos.

- Macaé receberá neste ano mais 100 leitos de urgência e emergência no HPM, que será exclusivamente voltado para esse tipo de atendimento e que, com isso, poderá ampliar os atendimentos especializados. No próximo ano, a população receberá mais 80 leitos para atendimento materno e neonatal no Hospital Maternidade-Escola, que será capaz de realizar atendimentos em obstetrícia de alta complexidade. Será uma construção totalmente nova. A maternidade terá um novo conceito, disse Dr. Aluízio.

A casa da puérpera, uma das novidades do projeto, consiste em três quartos com 20 acomodações, banheiros, área de serviço e armários individuais, próximos aos leitos neonatais. Na nova unidade, também serão feitos todos os pré-natais de alto risco por meio de atendimento referenciado (encaminhamento). A porta de entrada para isso continuará sendo os postos de atenção básica. Já todos os procedimentos de ginecologia estarão a cargo do HPM. A nova maternidade será voltada para parturientes e recém-nascidos. Terá área de chegada e acolhimento; ambulatório que comportará até oito consultórios; serviço de ultrassonografia; cartório, localizado próximo a saída da unidade para registro dos bebês; leitos de observação, farmácia; capacidade para até 12 enfermarias com três leitos cada; duas salas de exame; lactário e banco de leite.


Fotos Relacionadas