A prefeitura interditou nesta quarta-feira (13) um hotel localizado na Rua Teixeira de Gouveia, na região central do município. Fiscais da Divisão de Saúde e da Divisão de Saneamento da Vigilância Sanitária de Macaé encontraram, além do odor e da má característica visual, um vaso sanitário próximo do reservatório, o que caracterizou as irregularidades. De acordo com os fiscais, a denúncia foi feita por um hóspede que percebeu o odor na água.
O estabelecimento tem três dias para apresentar o laudo da análise microbiológica que comprova a contaminação de esgoto no reservatório do hotel. Além disso, terá que ser providenciada a retirada do vaso e a limpeza em torno do reservatório. A Divisão de Saneamento orienta os responsáveis pelo local interditado sobre os métodos de prevenção de doenças, assim como conservar melhor a água.
De acordo com o coordenador da Divisão de Saneamento, Denilson Joaquim Neto, a ação é baseada na lei 2914/2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo e seu padrão de potabilidade.
Situações como interdição do estabelecimento, a violação do rótulo de interdição ou o não atendimento às determinações da Vigilância Sanitária, configuram infração sanitária com sanções administrativas, incluídas as aplicações de advertências e multas, podendo configurar crimes como resistência, desobediência e desacato.
Denúncias para a Coordenação de Vigilância Sanitária, que conta com as divisões de farmácia, saúde, resíduos, água e saneamento, arquitetura e alimento, podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-0935.