O Hospital Público Municipal (HPM) está cumprindo a última etapa para receber uma certificação internacional, o que vai credenciar a unidade para atendimento completo na área de emergência. De acordo com o presidente da Fundação Municipal Hospitalar, Aluízio dos Santos Júnior, a certificação vai possibilitar que o HPM firme convênios para atender a empresas que atuam na Bacia de Campos em casos de acidentes.
A certificação é fruto dos cursos ministrados no Centro de Educação Médica Continuada e Telemedicina, cujo prédio próprio foi inaugurado nesta sexta-feira (12) pelo prefeito Riverton Mussi e pelo príncipe Andrew Albert Christian Edward, Duque de York. “Estamos aguardando apenas a realização de um simulado de acidente, que será acompanhado por especialistas de Aberdeen. Se formos aprovados, a certificação vai representar a qualificação do HPM para o atendimento a múltiplas vítimas, especialmente politraumatizados”, explicou Aluízio.
O Centro funciona desde janeiro de 2006, oferecendo cursos de especialização na área de emergência. A unidade recebeu nesta sexta-feira sua sede própria. Até então, os cursos, coordenados pelo Centro de Treinamento Berkley, com o aval do serviço de saúde britânico, era realizados em tendas. O Centro volta a funcionar na próxima quarta-feira, com o curso Educação Continuada em Pediatria.
De acordo com o presidente da Fundação Hospitalar, a presença do príncipe Andrew na inauguração do Centro representa o compromisso de Macaé com a área de Saúde. “O investimento na qualificação dos nossos profissionais representa diretamente atendimento de melhor qualidade para o cidadão. Esta é a nossa prioridade”, comentou Aloízio.