Foto: João Barreto
A fase de fundação da obra já foi finalizada
O cronograma de obras de ampliação do Hospital Público de Macaé (HPM) está com 30% dos serviços concluídos. Já foi finalizada a fase de fundação, e prossegue com as atividades de montagem da estrutura para receber, dentro de dez dias, o concreto do primeiro piso. O próximo passo é a soldagem das colunas dos primeiro e segundo pisos. A previsão é que toda obra seja concluída até o aniversário da cidade, 29 de julho.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Newton José, a obra irá atender a demanda crescente de usuários da rede municipal de saúde. O novo anexo terá 100 leitos e aproximadamente quatro mil metros quadrados, além de contar com serviços de urgência, emergência e Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).
Todo o material para a obra já chegou, inclusive os painéis e vigas de ferro. Atualmente, 21 profissionais atuam na obra. Segundo o engenheiro da Inova Engenharia e Construção, Wilson Júlio, o pico de profissionais deve ultrapassar a 40, quando iniciarem a montagem dos painéis e instalação dos sistemas elétrico, hidráulico e de cabeamento para tv e internet. Na próxima semana, chegarão mais dez trabalhadores para integrarem à equipe. A construção é fiscalizada pela equipe técnica da Secretaria de Obras.
O novo anexo terá dois pavimentos com setores de politrauma, pronto atendimento, emergência, enfermarias adulto e pediátrica, observação e UTIs. Newton José acrescenta que haverá uma passarela interligando as duas unidades. Os pacientes que necessitarem de internação no HPM serão referenciados pela equipe de profissionais do novo prédio. "Não podemos pensar o HPM como um hospital apenas municipal, recebemos pessoas das cidades vizinhas e acidentados da BR 101", disse.
Reformulação - Algumas ações já estão sendo implementadas no HPM. Foram adquiridos novos equipamentos mais modernos e funcionais. As unidades de Serviço de Tratamento Intensivo (STI) receberam monitores e respiradores de ponta. Além disso, a cozinha passou por uma grande reforma.
Este ano, o hospital completou 10 anos e, por mês, são realizadas uma média de 20 mil atendimentos. Com a ampliação, serão mais 100 novos leitos, sendo 20 para UTI, um aumento de 60% da capacidade atual de atendimento.