Foto: Kaná Manhães
No ano passado, foram 250 mil atendimentos entre as áreas de pronto atendimento, emergência e maternidade
Com uma média de 20 mil atendimentos por mês, o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) completa 10 anos neste sábado, 22 de março. Desde sua implantação, a demanda cresce a cada dia e destaca-se como referência na região. São 22 especialidades médicas para atendimento de uma população de 500 mil pessoas, incluindo os casos de municípios vizinhos direcionados para a unidade. De acordo com dados do IBGE, Macaé tem cerca de 216 mil habitantes.
Atualmente, são cerca de 1,2 mil profissionais distribuídos em todos os setores do hospital. De 2004, ano de sua fundação, até 2013, os números mostram uma evolução de 400% no atendimento. No ano passado, foram 250 mil atendimentos entre as áreas de pronto atendimento, emergência e maternidade, enquanto em 2004, foram 50 mil. Também 2004 foram realizados 512 partos (normal e cesariana). Em 2013 esse número saltou para 2.063.
Do primeiro ano, até dezembro de 2013, os procedimentos cirúrgicos saíram da marca de 1.300 para 3.800. No mesmo período, os exames passaram de 32 mil para 105 mil; as unidades de sangue, de 900 para 2 mil e as internações, de 2,3 mil para 7 mil.
No ano de comemoração da sua primeira década, o HPM receberá obras de ampliação. Serão 100 novos leitos, sendo 20 vagas na UTI, um aumento de 60 % da capacidade atual de atendimento. O objetivo é promover, cada vez mais, a melhoria dos serviços de saúde do município.
Antes de iniciar o novo projeto, o hospital passa por reformulações como a aquisição de equipamentos mais modernos e funcionais. Estão sendo instalados, nas unidades de Serviço de Tratamento Intensivo (STI), monitores e respiradores de ponta, que irão atender adultos e crianças, principalmente, os bebês prematuros de baixo peso. Também será implantado um novo centro cirúrgico, visando melhorar ainda mais o atendimento aos munícipes. Outro avanço é a implantação de residência médica, este ano, no HPM.
HUMANIZAÇÃO HPM
No ano de 2008, a partir da iniciativa de duas profissionais do HPM, o Hospital Público Municipal de Macaé iniciou o processo de inserção de projetos ligados à Política Nacional de Humanização. Hoje a unidade faz parte da Câmara Técnica de Humanização dos Hospitais Federais do Estado do Rio de Janeiro, sendo este um grande ganho já que apenas os hospitais universitários, os institutos e/ ou os hospitais federais poderiam participar desta Câmara. O HPM foi aceito devido as ações isoladas que já desenvolvia relacionadas à Política Nacional de Humanização.