logo

HPM conta com centro de hidratação contra dengue

15/03/2013 07:20:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Erica Ferreira

Centro no HPM conta com 20 cadeiras para hidratação da dengue

A secretaria de Saúde de Macaé, preocupada com o aumento do número de casos notificados na cidade e de municípios em estado de epidemia no Rio de Janeiro, montou no Hospital Público Municipal (HPM) um centro de hidratação da dengue. A próxima unidade a oferecer o serviço será o Pronto Socorro Aeroporto. A implantação das salas de hidratação fazem parte de uma parceria da Prefeitura e do Governo do Estado.

O centro é uma ação preventiva da prefeitura para dar apoio ao trabalho desenvolvido pela rede de saúde e demais secretarias. Oferecer o serviço em duas unidades distintas fará com que o atendimento aos pacientes com dengue seja descentralizado. A população conta ainda com atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais pronto socorros.

Os kits foram enviados pelo Estado no final da tarde de quarta-feira (14) e serão utilizados para atender aos pacientes com suspeita de dengue. O alerta da secretaria é para que a população procure os postos de saúde mais próximos de casa, assim que um dos sintomas, como febre alta e dores pelo corpo, aparecerem.

Além das 20 cadeiras para hidratação, fazem parte do kit soro para hidratação venosa e oral, medicamentos para dor e febre, aparelho de pressão arterial, estetoscópio, suporte de braço, material de pulsão venosa, cadeiras de espera, bebedouros.

Dengue – No último relatório epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, já são 35 os municípios em epidemia. Dados da secretaria de Saúde de Macaé apontam que a cidade encontra-se em estado de alerta epidêmico. Dados parciais entre primeiro de janeiro e oito de março mostram 743 casos notificados e 111 confirmados.

Dentre os 743 casos, 217 foram notificados no mês de janeiro, 517 em fevereiro e 9 em março. Em relação ao município de residência, 722 são residentes em Macaé, 9 são residentes em Rio das Ostras e o restante encontra-se distribuído por outros sete municípios de dentro e de fora do Estado.

Nesta sexta-feira (15) os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encerram o segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), do ano. A pesquisa é uma das ferramentas utilizadas pela secretaria de Saúde para orientar as ações de controle da dengue, priorizando as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença.

O último LIRAa realizado em Macaé no mês de janeiro, apontou 1,6% de infestação, o que colocou a cidade em situação de alerta. A pesquisa foi feita em cinco dias e foram visitados imóveis em todos os bairros. Os depósitos ao nível do solo como reservatórios de água, toneis e pratos de plantas são os principais recipientes onde se encontram as larvas do mosquito.

A população conta com o serviço de Disque Dengue, a ligação é gratuita e o número 0800-022-6461. O horário de funcionamento do serviço é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.