logo

'HPM de mãos dadas com a solidariedade' incentiva doação de roupas e calçados

05/09/2013 14:24:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Por ser a unidade de saúde voltada para o atendimento de urgência e de emergência de referência na região, o Hospital Público Municipal (HPM) diariamente atende pessoas acidentadas, muitas vezes residentes em outros municípios. Nos acidentes e também durante a prestação dos primeiros socorros, as roupas e calçados dos pacientes são danificados. Para que os acidentados tenham alta, o hospital muitas vezes precisa doar roupas para eles. Para isso, o HPM conta com a colaboração da população local. Para incentivar a doação de roupas e de calçados novos ou usados, a campanha “HPM de mãos dadas com a solidariedade” está sendo reforçada.

O hospital possui um setor responsável pela higienização, embalagem e separação por sexo e faixa etária das roupas e calçados doados pela comunidade. O HPM recebe também enxovais para atender os bebês recém-nascidos acompanhados pela equipe de assistência social e também os bebês das mães pegas de surpresa na hora do parto. Os funcionários da Ouvidora do hospital informam que, no momento, a maior necessidade é de chinelos, meias, roupas masculinas e agasalhos em geral.

- Muitos pacientes chegam com as roupas sujas, molhadas, rasgadas ou queimadas em acidentes ou em incidentes. Eles quase sempre perdem os calçados. Alguns não têm parentes no município. Até que os familiares cheguem com alguma roupa, o paciente não pode ter alta do hospital, explica Albertina Vilarinho, da equipe da Ouvidoria.

Essa campanha existe há cerca de cinco anos. O HPM recebe doações de funcionários e também de entidades civis organizadas. Mas, especialmente, pretende mobilizar voluntários da sociedade em geral. Toda roupa, mesmo que usada, mas em bom estado, será bem vinda. Simultaneamente acontece a campanha de coleta de livros, a “Tratamento Literário”. A proposta é que os internados tenham a oportunidade de ler livros doados enquanto se restabelecem.

A Ouvidoria do HPM é responsável por ações como: as pinturas lúdicas na pediatria, o espaço cultural com exposições de artistas locais, a comissão para captação de órgãos para transplante, o cartório para registros de nascimento e óbitos, a participação em feiras, congressos e conferências de saúde, a comemoração de datas importantes e a capelania.