Foto: Márcio Siqueira
Primeira ação do trabalho foi realizada nesta segunda-feira (21)
O Hospital Público Municipal (HPM) foi selecionado para participar do “Nascer no Brasil 2”, pesquisa desenvolvida pela Fiocruz com objetivo de levantar dados sobre procedimentos e protocolos de assistência a gestantes e puérperas em maternidades de referência em todo o país.
A primeira ação deste trabalho foi realizada nesta segunda-feira (21), com a visita técnica a ala da maternidade do HPM, realizada pela equipe da Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade em recepção à coordenadora estadual de inquérito do Nascer no Brasil 2, Neide Pires Leal, junto à coletadora Caroline de Souza Lima.
Durante 10 dias, a equipe da Fiocruz acompanhará a dinâmica de atendimento às gestantes e puérperas atendidas pela maternidade do HPM. O trabalho consiste na abordagem às mães na busca de informações relativas à assistência, desde o pré-parto e após o nascimento dos bebês.
“Somos a unidade de referência na região. O trabalho da Fiocruz nos auxiliará na definição de novos planos referentes a ampliar a nossa capacidade de assistência e também na eficiência. Já colocamos em prática o projeto de expansão da nossa maternidade, dentro da estratégia da Rede Cegonha, buscando sempre a humanização e o acolhimento”, destacou o Secretário Adjunto de Alta e Média Complexidade, Antônio Soares.
O levantamento dos dados também será realizado junto a médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais do HPM. Este trabalho será focado em avaliar as práticas de trabalho e assistência às gestantes.
"Nosso trabalho visa avaliar como é o nascimento em maternidades de referência em todo o território nacional, identificando problemas e propondo soluções. Esse estudo será base para estudos científicos que ajudam a melhorar a qualidade de atendimento a população", afirmou Neide.
A equipe da Fiocruz foi recepcionada pela médica auditora do HPM, Jucélia Choucair; o coordenador médico da maternidade, Nilo de Siqueira Almeida; a coordenadora de enfermagem, Wanda Pereira da Rosa; a diretora técnica, Maria Claudia Galiza; e a gerente assistencial da Secretaria de Saúde, Ana Lúcia Faber.