A segunda captação de órgãos deste ano do Hospital Público Municipal (HPM) aconteceu esta semana. A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou o décimo procedimento desde o início das atividades em 2008. Desta vez, a doação foi dos rins de um homem de 39 anos.
A equipe da Comissão informou que a família do paciente Christian Marcellus Souza foi receptiva e decidiu doar os órgãos assim que soube da condição de morte encefálica. O fechamento do protocolo foi realizado nesta quarta-feira (12) e no dia seguinte (13), a equipe do Programa Estadual de Transplante fez a captação dos rins.
Para a direção do hospital, a maioria dos familiares tem se mostrado receptiva quando é acolhida pela equipe da CIHDOTT. Apesar da perda ser um momento difícil para eles, outras pessoas que aguardam na fila de espera por um transplante, têm chances de se recuperar e ter uma melhor qualidade de vida.
O diagnóstico de morte encefálica é realizado com uma série de exames, baseados em normas médicas e incluem testes clínicos para determinar que não há mais reflexos cerebrais. Os testes são feitos repetidamente em intervalos pré-determinados, para garantir um resultado exato.