O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) passa a contar em 2007 com o credenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de convênio foi aprovado durante a reunião da Câmara Técnica da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), na Secretaria Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro.
O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Aluízio dos Santos Júnior, ressaltou que o hospital passou por uma avaliação criteriosa do grupo técnico de Contratos e Convênios da SES e da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Ele ressalta que a partir do credenciamento, o HPM que é custeado com recursos municipais, passará a receber uma verba de aproximadamente R$ 300 mil mensais. Em 2006, o orçamento da prefeitura destinado à instituição foi de R$ 56 milhões. “Este convênio é a prova de que estamos no caminho certo, oferecendo à população um atendimento de qualidade”, disse.
Aluízio garante que o convênio com o SUS agrega valor à instituição que atende não só à população macaense como também moradores de alguns municípios da Região Norte e Baixada Litorânea, que corresponde a 30% do total de atendimentos da instituição.
A diretora administrativa do HPM, Maria Célia Ximenes, acrescenta que toda documentação foi enviada para o Ministério da Saúde para a assinatura do convênio. “O HPM é referência regional no atendimento de emergência. São em média oito mil atendimentos por mês, entre ambulatório, emergência e internação”, disse.
Para Maria Célia, a oficialização do convênio representa mais do que a ampliação dos serviços da saúde pública, mas a prova de que a instituição sempre esteve enquadrada nas normas do SUS.