O Centro de Estudos do Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) lançou nesta quinta-feira (20) seu plano de metas para 2008, tendo como objetivo estimular o desenvolvimento de trabalhos científicos na instituição.
– Queremos desenvolver um trabalho multidisciplinar, com a participação de todos os segmentos do hospital, para nos inserirmos no seleto grupo dos produtores de ciência, disse o cirurgião Joel Tavares, presidente do Centro de Estudos.
Ele afirmou que planeja transformar o HPM num centro de produção científica de projeção nacional e internacional. “Desejo que o HPM fique no mesmo patamar, por exemplo, do Hospital dos Servidores Públicos de São Paulo e do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, que têm amplo reconhecimento de seus trabalhos. O Centro de Estudos foi criado há três anos com esta meta”, afirmou.
Segundo Tavares, por o HPM ser um hospital de emergência, pode contribuir muito para o desenvolvimento de estudos nessa área, especialmente na recuperação de traumas físicos provocados por acidentes diversos.
– Não é um sonho impossível. Já temos os pacientes e o pessoal, e agora planejamos uma estrutura. Não há nada que nos impeça – concluiu.
Parcerias necessárias para aparelhamento
Tavares disse que pretende firmar parcerias para aparelhar o Centro de Estudos. “Podemos fornecer treinamento aos funcionários de empresas, por exemplo, e elas em troca nos ajudarem a montar uma biblioteca ou a implantar um sistema de videoconferência”, explicou.
Ele também apontou o potencial do convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que trará, a partir de março do ano que vem, alunos do último ano de Medicina da universidade para terem aulas práticas no hospital.
– Assim, poderemos começar a trabalhar não só com nosso pessoal, mas também a formar novos profissionais que transmitirão o que aprenderam aqui. Começará a haver uma relação entre nossa marca e nossos profissionais, o que é excelente para a projeção do HPM como um hospital conceituado – concluiu Tavares.