logo

HPM poderá ser internato de emergência para alunos da UFRJ

22/06/2007 16:36:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) se firma mais uma vez como uma instituição de atendimento de emergência. Em reunião, esta semana, com a direção da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na sede da instituição, o presidente do Centro de Estudos do HPM, o médico Joel Tavares Passos, representando o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, foi convidado para implantar um Centro de treinamento avançado para internato de emergência dos alunos da universidade.

De acordo com o presidente da fundação este é um marco fundamental para a saúde de Macaé e o reconhecimento dos investimentos feitos pelo governo municipal na área. “Seremos o primeiro modelo de ensino de emergência tutorial realizado no Rio de Janeiro. Está é uma atitude pioneira da UFRJ e do HPM”, frisa.

Aluízio Jr. fala ainda da importância da parceria com a universidade para promover cada vez mais a área científica. “Esta é mais uma prova de que estamos no caminho certo, pois a Faculdade de Medicina da UFRJ é uma instituição centenária que agora traz seus alunos para aprenderem conosco”, completa.

Segundo Joel Passos, a decisão da universidade em implantar o internato no HPM foi tomada após visita técnica realizada em maio pelos diretores da UFRJ. “O convite mostra o fortalecimento das relações entre a universidade e município para a implantação, num futuro próximo, da faculdade de Medicina”, diz.

O médico acrescenta que durante a reunião o coordenador de graduação da Faculdade de Medicina, Lúcio de Souza, ressaltou que ficou impressionado com a estrutura do HPM, sobretudo com a resolutividade e a qualidade do atendimento da emergência.

O centro de treinamento avançado para internato de emergência do HPM atenderá os alunos da Faculdade de Medicina da UFRJ que estiverem no 10º e 11º período. Joel Passos explica que antes da implantação do centro, os médicos da emergência receberão treinamento na universidade no programa de docentes e perceptores, que atuarão como supervisores.

O internato é o estágio obrigatório em serviços de saúde destinado a complementar e aprimorar os atos médicos e conhecimentos aprendidos nos períodos anteriores do curso de graduação.