Foto: Kaná Manhães
Objetivo da palestra é ajudar os funcionários a trabalharem para a redução de filas e do tempo de espera no atendimento.
A prefeitura de Macaé, por meio do Hospital Público Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva (HPM), ministra nesta quinta-feira (9), a palestra sobre Política Nacional de Humanização (PNH), às 10h. Outra palestra sobre o tema está marcada para o próximo dia 16, no mesmo local e horário, dentro do lema “Humaniza HPM”, que faz parte da PNH instituída pelo Ministério da Saúde, que lançou uma cartilha sobre o assunto para todos os hospitais e unidades de saúde do país credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é reduzir as filas e o tempo de espera com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco; trabalhar para que todo usuário do SUS saiba quem são os profissionais que cuidam de sua saúde e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial. Além disso, as unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS; as unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores.
O assunto foi dividido em duas palestras a fim de ser melhor discutido entre os participatnes. Nesta quinta-feira (9), os profissionais vão discutir a PNH no Brasil e no HPM: situação atual e exemplos; o que se espera com essa política; adaptação para nossa realidade e dispositivos de introdução para a implantação no HPM. No dia 16 próximo serão discutidos os limites, possibilidades, reflexões sobre Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
As palestras vão ser realizadas no auditório do Centro de Estudos do HPM, às 10h. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail: dec@fmhmmacae.rj.gov.br e levar pen drive para copiar o material de estudo que será disponibilizado em forma de texto. A iniciativa é do Departamento de Educação Continuada do hospital e será realizada, gratuitamente, pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM).