Foto: Guga Malheiros/Arquivo Secom
Já foram realizadas 32 cirurgias no tratamento da hiperplasia prostática benigna; outras cinco acontecem neste sábado
A técnica de Holmium Laser Enucleação da Próstata (HoLEP), padrão ouro na Europa e Estados Unidos, será realizada pela sexta vez no Hospital Público de Macaé (HPM), neste sábado (16), e beneficiará mais cinco pacientes na faixa etária de 70 anos, sem qualquer cicatriz. De acordo com o diretor da unidade, Márcio Bittencourt, já foram realizadas 32 cirurgias no tratamento da hiperplasia prostática benigna em próstatas volumosas com mais de 80 gramas.
- A tecnologia substitui a cirurgia aberta da próstata e proporciona para o paciente uma recuperação mais rápida, com menos dor e sangramento pós-operatório, além de menor tempo de internação hospitalar. No Brasil, somente Rio Grande do Sul, São Paulo e Macaé utilizam essa técnica. Mesmo com um cenário de crise no país, Macaé continua realizando cirurgias de ponta e destina cerca de 40% do orçamento total para a área de saúde - frisa o diretor.
O procedimento, realizado pelo médico Rodrigo Loureiro e sua equipe, tem duração média de duas horas e meia. Além disso, é o único a laser recomendado pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP) no Reino Unido, indicado para homens com próstatas de qualquer tamanho. A cirurgia é recomendada em pacientes idosos, obesos, hipertensos ou com problemas de coagulação sanguínea.
O laser foi disponibilizado para as cirurgias no SUS e atenderá pacientes encaminhados pela Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, uma parceria com a Lumenis, fabricante israelense do laser.
HoLEP
A Holmium Laser Enucleation of the Prostate (HoLEP) foi desenvolvida por dois urologistas da Nova Zelândia, Peter Gilling e Mark Fraundorfer, na década de 1990. De acordo com orientações do Departamento de Urologia, Hospitais da Universidade de Cambridge, o mais experiente centro HoLEP no Reino Unido, tendo realizado mais de mil procedimentos HoLEP, essa técnica foi desenvolvida para melhorar a eficácia, segurança e durabilidade da cirurgia para hiperplasia benigna da próstata.
Hiperplasia benigna
A partir dos 40 anos de idade, é comum que os homens desenvolvam hiperplasia benigna da próstata, que chega a atingir mais da metade da população masculina com 70 anos e a quase a totalidade com 80. Os sintomas da HBP, popularmente conhecida como aumento da próstata, podem causar prejuízo à qualidade de vida desses pacientes.