Foto: Kaná Manhães
Profissionais de saúde do HPM voltaram à sala de aula nesta quarta-feira para mais um curso de especialização
Profissionais de Saúde, que atuam em urgência e emergência em Macaé, como pediatras, médicos, assistentes, enfermeiros, paramédicos, fisioterapeutas e outros, voltaram à sala de aulas nesta quarta-feira (10) junto com acadêmicos da área. Eles participaram do curso sobre o Ensino e Treinamento em Reanimação Pediátrica Avançada da American Heart Association (AHA), oferecido gratuitamente pela prefeitura, no Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva (HPM).
Durante quatro horas de aulas, das 10h às 14h, profissionais e estudantes aprenderam mais sobre a abordagem médica inicial, rápida e adequada que ajuda a reduzir o número de mortes e sequelas em crianças vítimas de traumas. O tema abordado foi a revisão das atuais diretrizes do Pediatric Advanced Life Support (PALS), que enfatiza os principais cuidados e recursos a serem utilizados na imediata ressuscitação pediátrica.
As aulas foram compostas de atividades teóricas e práticas por meio de simulações ministradas pelo médico Rafael Vicente, mestre em Saúde da Criança e da Mulher. Segundo ele, o PALS visa o melhor atendimento pediátrico, principalmente em casos de acidentes e de doenças respiratórias.
O curso foi realizado no Centro de Educação Médica Continuada do HPM, numa iniciativa do Departamento de Educação Continuada (DEC), que já ofereceu outros cursos sobre áreas médicas que envolvem a Saúde da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
- O objetivo deste curso é que quem atua na Saúde possa reconhecer, imediatamente, as crianças em risco e enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória, desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória, explicou o médico e professor.
O PALS foi introduzido no Brasil em 1997 através da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor), dentro do Suporte Básico de Vida (SBV).
Nas aulas, participantes aprenderam ou reciclaram sobre a cadeia de sobrevivência pediátrica que inclui a prevenção, a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), chamar por ajuda e o suporte avançado de vida, incluindo a estabilização, transporte e acesso à reabilitação se necessário.
Segundo especialistas da SBC, os traumas infantis mais freqüentes e passíveis de prevenção são: em veículos automotores como passageiros, com pedestres, com bicicletas, queimaduras, traumas com arma de fogo, afogamento e engasgo.
O próximo e último curso deste ano será ministrado no HPM no dia 24, das 10h às 13h, quando será discutida a Constituição de 1988: uma constituição social voltada para a Criança, os Direitos Humanos e a Saúde. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé: www.fmhmmacae.rj.gov.br.
Em seguida, das 13h às 14h, haverá confraternização de encerramento das atividades deste ano entre alunos e colaboradores do DEC, com debates sobre a atuação da Educação Continuada durante 2010 e as metas para 2011.
O HPM já realizou também neste segundo semestre os cursos sobre Reanimação Neonatal, Responsabilidade Civil do Profissional de Saúde no Exercício da Profissão e Humanização nos Centros de Terapia Intensiva Infantil (CTIs).