O prefeito de Macaé, Riverton Mussi e o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé e diretor superintendente do Hospital Público Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva, Aluízio dos Santos Júnior, receberam hoje da deputada Estadual Georgette Vidor o certificado de Acessibilidade Nota 10, criado pela Assembléia Legislativa do Estado para premiar as instituições que se preocupam com pessoas portadoras de deficiência.
Segundo a deputada, o HPM é a primeira instituição hospitalar do estado do Rio de Janeiro a receber este tipo de certificação. “Este hospital, além de uma arquitetura totalmente acessível ao deficiente físico e tem um diferencial, que é a humanização no atendimento”, elogiou.
O prêmio é divido em três categorias - ouro, prata e bronze. O hospital recebeu o certificado da categoria bronze, por ainda não estar adaptado ao atendimento aos portadores de deficiência auditiva e visual. Mas o diretor do HPM e o prefeito garantiram que irão tomar providências imediatas para que na próxima visita a instituição receba o ouro.
O prefeito ressaltou que as medidas tomadas para total acessibilidade do cidadão não ficarão somente no HPM, mas nos prédios públicos, como prefeitura, Centro de Convenções e o ginásio poliesportivo, que já estão adaptados para atender deficientes físicos. “Este projeto é mais um incentivo para que instituições públicas e privadas possam adaptar suas instalações, pois só desta forma acontecerá a inclusão social”, disse.
O deputado Glauco Lopes (PSDB) lembra que tudo começou com a aprovação da lei nº 4.326 de autoria dele e dos deputados Georgette e Jorge Picciani, para tratar a acessibilidade de forma ampla, com foco em políticas públicas, cumprimento das leis e normas, aceitação empresarial e adesão cultural da sociedade em geral. “Esta não é uma causa somente para os deficientes físicos, mas também para idosos, gestantes e demais pessoas que são privadas de desfrutar do turismo e do lazer por barreiras espaciais, físicas e arquitetônicas”, disse.
Georgette lembra que esteve no HPM no ano passado e ficou impressionada com a estrutura. “Estive aqui em maio durante o seminário “Rio de Janeiro, um Estado para Todos”, que discutiu a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências em localidades de interesse turístico e não tive nenhum tipo de limitação para visitar as instalações”, ressaltou.
A deputada também foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Cardoso e os diretores técnico do HPM, Luiz Porto e o administrativo Waldimir Pereira.