logo

HPM: reforma física do berçário intermediário é comemorado pelos profissionais

14/12/2010 16:42:10 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães

Berçário Intermediário Neonatal

O Hospital Público de Municipal (HPM) acaba de reformar o Berçário Intermediário Neonatal. O espaço já existia como berçário desde 2006, mas com a crescente demanda do Hospital eram urgentes as mudanças de adequação às necessidades das parturientes e também dos profissionais de saúde.

Quem informa sobre as mudanças, também determinadas e apoiadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a enfermeira Élide Simões, que compõe a equipe plantonista do berçário, juntamente com quatro técnicas de enfermagem e uma médica pediatra, que atendem recém-nascidos necessitados de cuidados especiais pós-parto, como ganho de peso, antibióticos, fototerapia e auxílio respiratório simples.

- Os bebês de recuperação rápida vêm para cá, não precisando ir para a UTI Neonatal. É uma imensa vitória a reforma deste espaço. Às vezes as pessoas não têm noção de como a adequação de um ambiente proporciona grandes mudanças na qualidade do atendimento e do trabalho dos profissionais de saúde -, explica a enfermeira.

Élide Simões ressalta que uma das grandes vantagens desta reforma concerne na prevenção de infecções hospitalares, uma vez que, por exemplo, para acionar a nova pia instalada no Berçário Intermediário não é necessária a mão do profissional, bem como a expansão dos espaços para a administração dos medicamentos e da dieta para o recém-nascido.

A diretora administrativa do Hospital, Cristiane Machado, lembra que o HPM é referência regional em atendimento de média e alta complexidade e recebe, em média, 10 mil pessoas por mês, o que gira em torno de 120 mil atendimentos por ano.

- Isto significa a metade da população de Macaé. O nosso compromisso é gigantesco e, mesmo atuando nos princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS, ainda não recebemos verba federal, mas nossa estrutura é muito privilegiada, temos 19 especialidades, 24 horas -, informa Cristiane Machado.

A diretora ainda acrescenta que a Fundação Municipal Hospitalar é um grande braço do HPM e vem contribuindo para o aprimoramento e os méritos do Hospital, que tem uma demanda em crescimento e, por isso mesmo, mais exigências às normas estabelecidas pela Anvisa.

Neste caminho do que pontua Cristiane Machado, a coordenadora do Berçário Intermediário, a pediatra Marta Dudus, lembra de uma grande vitória recente do Hospital, através da Fundação, que foi a compra de três ambulâncias com recursos próprios. Sendo uma delas UTI Móvel.

- Os próximos espaços a passarem por reformas serão as UTIs Neonatal e Pediátrica; mas, neste momento, com a simples reforma do berçário, mas de valor inestimável, agora ficou mais fácil garantir a não contaminação das terríveis infecções hospitalares. Não tínhamos casos de infecção, mas era mais trabalhoso garantir a saúde naquele ambiente; agora, dentro das normas ficou mais fácil.

A pediatra ressalta ainda que 95% das contaminações são passadas através das mãos e que a equipe do Berçário Intermediário vai passar por um retreinamento com relação aos novos cuidados para a higiene naquele ambiente reformado.


Fotos Relacionadas