O Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, mais uma vez desponta no cenário internacional. A instituição foi escolhida pela Associação Internacional de Ortopedia, (A.O.), com sede em Davos, na Suíça, para participar do projeto de lançamento da nova técnica para tratamento de fraturas do fêmur.
Segundo o coordenador de ortopedia do HPM, o ortopedista Gumercindo Pinheiro, a A.O. visa estudar métodos e melhorias para o tratamento das fraturas, sendo o órgão mais importante dos institutos que regem as diretrizes e pesquisas no tratamento das fraturas. “A parceria do HPM com a A.O. traz respostas rápidas no tratamento dos pacientes, fazendo com que eles recebam o que é de mais atual e eficiente”, frisou.
A nova técnica consiste na utilização de um modelo de haste bloqueada para fêmur (peça que fixa a fratura), diferenciando-se principalmente pelo seu desenho com três curvas (cérvico, diafisária, anterior e torcional) que permite sua inserção através de uma via de acesso mínima - dois a três centímetros – pelo grande trocanter do fêmur, com menor perda sangüinea e menos dor no pós-operatório.
De acordo com o instrutor da A.O, no Rio de Janeiro, o ortopedista Paulo Barbosa, o HPM foi escolhido pelas condições de estrutura que apresenta, tanto de instalações como recursos humanos.
No último sábado, foi realizada a primeira cirurgia no HPM, utilizando a nova técnica em um paciente que apresentava fratura do colo e diáfise do fêmur (fratura dupla no mesmo osso). A cirurgia foi feita pelos ortopedistas Paulo Roberto e Gumercindo Pinheiro, sendo esta a segunda feita no Brasil. Outras cirurgias já estão programadas para a próxima semana no HPM.