logo

HPM vira hospital escola durante visita de estudantes de saúde

21/08/2013 17:00:00 - Jornalista: Ana Clara Menezes*

Foto: Erica Ferreira

Dependências do hospital e serviços oferecidos são conhecidos por futuros profissionais de saúde

Estudantes de diversos cursos de graduação da área da saúde, da cidade do Rio de Janeiro, visitaram nesta quarta-feira (21) o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM). Com o apoio da prefeitura, os participantes do projeto do Governo Federal, Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil), conheceram as dependências do hospital e os serviços oferecidos.

O VER-SUS /Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde. O objetivo é oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no sistema público, com duração de 15 a 20 dias.

Participam estudantes universitários que cursam Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, Administração Hospitalar e Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da saúde envolvidas.

Integrante da comissão de programação do VER-SUS e estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maira Condelo, foi a responsável pela programação do projeto no município e ressaltou as ótimas condições de atendimento e instalações do HPM. Em visita às áreas de enfermagem, fonoaudiologia, neonatal, pediatria, plantonista, gestão e emergência, os estudantes notaram, por exemplo, a ampliação das salas de parto, devido ao grande número de mães que chegam ao hospital, considerado de referência na região.

- Estamos na cidade desde o dia 15 e finalizaremos o projeto no dia 29. No final de cada visita, é feito um relatório. Ao todo serão realizados 15 relatórios, um a cada dia, e ao final do percurso, elaboramos um balanço geral. Vamos entregar uma cópia à secretaria de Saúde do que foi observado nesse período, trazendo assim uma notificação do que está em exercício e ideias de melhorias na saúde da cidade - destacou a estudante de fonoaudiologia, Maira Condelo.

O projeto prioriza as ideias de provocar reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade social, contribuir para a construção da consciência sobre a saúde em seu conceito ampliado, sensibilizar gestores, trabalhadores e formadores do sistema de saúde, estimulando as discussões e as práticas de educação permanente.

Ao final do projeto os alunos e a comissão organizadora receberão o certificado de conclusão contendo 120 horas.

Com supervisão Equipe Secom