I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne 90 profissionais

23/03/2006 16:37:38 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com a participação de 90 profissionais – entre professores, advogados, psicólogos e assistentes sociais -, a prefeitura de Macaé realizou nesta quinta-feira (23), no Auditório do Paço Municipal, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu através do Fundo Municipal de Assistência ao Idoso (Fundai) e o Conselho Municipal do Idoso (Conim). O objetivo do acontecimento foi tratar por meio de palestras, o texto base da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa.

Segundo a gestora do Fundai, a psicóloga Cátia Crespo Schueler, a meta do encontro foi construir esta rede, que faz parte do Estatuto do Idoso, através da Lei 10.741/2003. Os participantes estiveram reunidos das 8h às 18h. “Destes debates sairão propostas relacionadas à política do idoso que serão apresentadas na I Conferência Estadual dos Direito da Pessoa Idosa, a ser realizada nos dias 27 e 28 de março, no Auditório dos Correios, no Centro do Rio de Janeiro.

Como exemplo dos benefícios que o idoso terá, através do reconhecimento de seus direitos, Cátia citou o transporte gratuito, no qual os idosos utilizariam a própria Carteira de Identidade para lhes permitir acesso gratuito aos ônibus. Ela também referiu-se a Assistência Integral à Saúde, que permitiria a esta faixa etária acesso a exames e cirurgias mais complexos, dentro da rede pública.

Outro benefício para os idosos seria a realização de Educação de Base às crianças para que cresçam conhecendo, respeitando e valorizando aqueles cuja idade é bem mais avançada. “O idoso tem um grande patrimônio para os mais jovens: a sua experiência de vida. Isso deve ser levado em conta por todos”, afirma a gestora. Ela diz ainda que a relação entre as gerações deve ter mais respeito.