Dirigentes de 32 unidades de ensino, que funcionam em tempo integral no município, participam, na próxima terça-feira (22), do I Encontro de Educação de Tempo Integral. O prazo para as inscrições do evento terminam nesta sexta-feira (18). Os interessados devem encaminhar o formulário de inscrição para a sede da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, até às 17h.
Ao todo estão sendo oferecidas 100 vagas. A programação realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, vai acontecer das 9h às 17h, na sede do Sindipetro-NF, à Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, no Centro. O encontro, coordenado pela equipe da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, vai contar com palestras, estudos dirigidos e debates voltados para o tema “Educação Integral”.
De acordo com a Secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é mais uma programação que visa à educação pública de qualidade garantindo o acesso, a apropriação do conhecimento e a formação da cidadania:
- A Escola de Tempo Integral é um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional, já que amplia do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem há muito desejado – disse a secretária de Educação.
A programação será aberta às 9h com solenidade oficial que contará com representantes da Secretaria de Educação. Em seguida os participantes terão a oportunidade de assistir encenação sobre a “Importância da Educação em Tempo Integral”, que será apresentada pela coordenadora de Cultura e Bandas da subsecretaria, Gabrieli Leite.
Já às 10h será ministrada a palestra “A Educação Integral e o Programa Mais Educação” pela mestra em Ciências Sociais e Consultora Técnica do Programa Mais Educação do Ministério da Educação, Lucenir de Andrade Pinheiro. Ela também será mediadora do debate com os participantes.
Desde o ano letivo de 2010, a rede municipal de ensino aderiu ao Programa Mais Educação, que este ano retomou suas atividades em seis unidades municipais de ensino. A novidade é que as atividades executadas pelo programa serão ampliadas neste ano de 2012 para sete novas escolas municipais.
O objetivo da programação coordenada pelo Ministério da Educação em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é executar atividades diversificadas no contraturno e induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
Às 13h30 será o momento de intervalo cultural com os integrantes do Coral de Trinta Vozes, que são estudantes da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco. No decorrer da tarde, às 14h, será proferida a palestra “Desafios e Perspectivas do Tempo Integral na Educação Pública” pela doutora em Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos de Tempos, Espaço e Educação Integral da Unirio, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho.
Segundo a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, a programação se volta para a especialização dos dirigentes para que administrem melhor as unidades de tempo integral: “Quando a Secretaria de Educação se abre para dar um contraturno aos seus alunos, ela está trabalhando com Educação de Tempo Integral. A Escola de Tempo Integral é uma conquista atual no contexto educacional”, disse.
Ela destaca ainda que a educação integral constituiu, dentre outros aspectos, o direito a cidadania, promovendo-se assim como estratégia para promoção de uma maior justiça social: “Desde 2009 quando foi criada a Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, com monitores e oficineiros, que trabalham com as áreas de Cultura, Saúde, Esporte, Meio Ambiente. Eventos como estes são essenciais, pois a educação precisa trabalhar esses eixos transversais que é a tônica do ensinamento das Escolas de Horário Integral”, finalizou.
Tempo Integral - A escola de tempo integral foi implementada pelo Governo Municipal para que os alunos ficassem mais tempo na escola para ter algumas aulas extracurriculares. O programa oferece atividades alternativas, com foco na cultura, esporte, lazer, geração de renda e para a formação da cidadania.
Cada escola de horário integral conta com profissionais como oficineiros que trabalham semanalmente em horários alternados, levando atividades recreativas e conscientizadoras, através da Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente. Com ajuda de parcerias com setores públicos e privados são desenvolvidos projetos como o combate às drogas, a preservação da natureza e o combate à dengue.