Pipa, raia, cafifa, quadrado, papagaio, curica, entre outros. Não interessa o nome que tenha, o que interessa é que folhas de papel de seda, bambu e linha dez, se transformam num divertido brinquedo que garante horas de diversão para a criançada e até aos mais velhos. Neste sábado (09), das 9h às 17h, a garotada poderá aproveitar o espaço do Parque da Cidade, para empinar sua pipa durante o I Encontro de Pipas.
O evento é promovido pela prefeitura, secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Associação de Moradores da Praia das Conchas (Amprac). O ingresso é um quilo de alimento não-perecível, que será doado às famílias carentes assistidas pelo Conselho Tutelar de Macaé.
Durante o encontro, serão distribuídos 500 pipas e diversos brindes. A criançada poderá confeccionar sua própria pipa dentro do próprio Parque da Cidade. Uma equipe da Semel estará no local para dar assistência à garotada.
- Não tem lugar melhor para as crianças soltarem pipa. No Parque tem espaço e estrutura para a garotada poder curtir à vontade. Teremos também demonstração de diversos tipos de pipas -, explica o coordenador do evento e funcionário da Semel, Mário Sérgio Curi.
Os apaixonados por essa atividade, explicam que a relação entre a força do vento e a tensão da linha é a condição determinante para se empinar uma pipa. Segundo eles, os vetores formados pela corrente de ar e a linha têm como resultado o movimento vertical ascendente que faz a pipa subir.