I Encontro sobre Envelhecimento Humano acontece nesta terça-feira

06/11/2006 09:16:08 - Jornalista: Simone Noronha

Macaé vai sediar nesta terça-feira o I Encontro Norte Fluminense sobre Envelhecimento Humano, evento organizado pelo Tribunal de Justiça do estado (TJ) com apoio da prefeitura de Macaé. O Encontro, que acontece no Teatro Municipal, é o primeiro elaborado pelo TJ para discutir os direitos legais da terceira idade. O objetivo principal é ajudar a sociedade a mudar a cultura sobre a pessoa idosa. O Encontro, gratuito, é aberto a toda a comunidade.

As inscrições para o Encontro ainda podem ser feitas no Fórum de Macaé (2757-9359/2757-9426) ou no Conselho Municipal do Idoso (2757-4118/2757-4135). “Vamos apresentar para a sociedade todas as informações sobre os direitos do idoso. Hoje, a Justiça conta com uma vara especial para atender a terceira idade, mas pouca gente sabe disso. Em Macaé, a Vara do Idoso funciona junto à Vara de Família”, disse a psicóloga da Vara de Família de Macaé, Ana Lúcia Simões Silva, uma das organizadoras do evento.

De acordo com previsões do IBGE, em 2025 o Brasil será um dos seis países do mundo com a população mais idosa. “Temos que nos preparar para o futuro, mobilizando toda a comunidade. É por isso que eventos como este são importantes”, comentou a psicóloga.

O evento começa às 9h. Na programação, palestras e debates sobre temas como “Direitos fundamentais da pessoa idosa: avanços e desafios no século XXI”. Estarão presentes especialistas como a médica Vilma Duarte Câmara, doutora em Neurologia e Geriatria e diretora do Curso de Especialização em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar da UFF, o promotor de Justiça Sávio Bittencourt e o defensor público Geral do estado, Marcelo de Menezes Bustamante.

O Encontro está sendo patrocinado pelo Primeiro Ofício de Justiça de Macaé, Cartório Martins Melo e Cartório Barra de Macaé. O evento vai valer como sete horas de estágio pela OAB/RJ. Aos magistrados que participarem do evento, serão atribuídas oito horas no Curso de Aperfeiçoamento do órgão Estadual. Também poderão ser concedidas horas de atividades de capacitação pela ESAJ aos serventuários que participarem do evento.