O I Fórum do PSF (Programa Saúde Família) realizado, nesta sexta-feira (14), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé centro), debateu temas ligados ao programa, tendo como foco principal a melhoria da qualidade da saúde pública do município. Divididos em nove grupos, os 528 integrantes do PSF levantaram discussão sobre problemas encontrados no dia-a-dia junto à comunidade e em seus locais de trabalho.
De acordo com o coordenador geral do programa, Edílson Simões, o evento foi realizado para discutir a saúde e atenção básica do município com temas levantados pelo próprio PSF. “Temos, hoje, temas importantes levantados por médicos, fisioterapeutas, motoristas, agentes comunitários de saúde, entre outros. Todos levantaram assuntos relacionados a sua profissão para o fórum e selecionamos os prioritários. No final do evento, realizamos a sessão plenária para votar quais os temas a serem incluídos no documento que será entregue ao prefeito Riverton Mussi. Nele, incluiremos os problemas mais sérios encontrados na saúde pública do município para que sejam resolvidos”, afirmou Edílson Simões.
Entre os temas debatidos, está o “O PSF e a Comunidade”, onde o grupo debate a relação da equipe com a comunidade, como fazer para estreitá-la; a relação da equipe com a associação de moradores e a divulgação do PSF, para que mais pessoas sejam atendidas pelo programa. “Cada grupo se reúne para avaliar quais as melhores ações para resolver os problemas encontrados”, completou.
Na entrada do evento, foram dispostos banners de cada PSF da cidade, mostrando sua equipe e realizações. Para o próximo ano, Edílson afirmou que serão analisadas todas as propostas inseridas no documento e quais foram realizadas. “Ao longo de 2008, até a realização do 2º Fórum, colocaremos em prática o que foi debatido para melhorar a qualidade do atendimento no serviço público de saúde”, afirmou o coordenador.