Nos próximos dias 13 e 14, a secretaria Especial de Saúde (Semusa) promove o I Fórum do PSF Macaé. O evento, que será realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, tem como objetivo discutir as ações do programa e traçar as novas metas.
A abertura do evento, às 18h30, será para o público em geral e contará com a presença de diversas autoridades. Na ocasião, o coordenador do Programa Saúde da Família (PSF) de Macaé, Edison Simões, apresentará o trabalho desenvolvido em cada equipe. “Este será um momento de compartilhar idéias e experiências, com destaque para temas do dia-a-dia dos profissionais”, destaca.
Na sexta-feira, participarão somente os profissionais do programa que realizarão debates e grupos de trabalho. A equipe será dividida em nove grupos temáticos como “O PSF como principal estratégia de Atenção Básica do Município”, “O PSF e a Comunidade” e “Organização de Protocolos e Atendimento em Áreas de Risco”, entre outros.
O Programa Saúde da Família foi implantado no município em 1998. Atualmente, a cidade conta com 28 equipes do PSF e uma de agentes comunitários de saúde. Com aproximadamente 500 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, o programa tem uma cobertura de 57% da população que corresponde a 80.973 habitantes, um total de 23.279 famílias.
O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, lembra que, mensalmente, são realizadas 76.739 visitas domiciliares que englobam toda a equipe, sendo uma média de 3.3 visitas por família, acima da média preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 1.5 por família cadastrada.