A obrigatoriedade de certificações, empregabilidade e qualificação profissional são os temas dos painéis que serão apresentados no I Fórum do Trabalho de Macaé, que acontece no dia 10, no Teatro Municipal. O fórum é promovido pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) e o Conselho Municipal de Trabalho, em parceria com a Petrobras, Lojas Maçônicas, Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), Senai, Senac e Sebrae-RJ.
- O fórum tem foco nos trabalhadores, estudantes e desempregados, visando esclarecer as questões ligadas ao setor e às demandas de emprego no município, promovendo a conquista e elevação da renda – esclarece o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado.
O 1º painel do fórum terá como tema a Empregabilidade, com presenças confirmadas do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, e do secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado. O segundo painel será focado num tema mais polêmico: a obrigatoriedade das certificações.
- Um dos objetivos do evento é discutir a obrigatoriedade de certificações dos funcionários contratados por empresas que prestam serviços para a Petrobras. Os certificados são concedidos pela Abramam, Sampling e Nutec, e vão de R$ 800 a R$ 4 mil. Ou seja, além do curso técnico, reconhecido através de registro no Conselho Regional, o jovem tem que fazer um dos cursos para obter certificação para ingressar no mercado de trabalho onshore e offshore. Vamos discutir uma alternativa para qualificação – explica Osíris Almeida, presidente do Conselho Municipal de Trabalho e vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado do Rio de Janeiro (Sintec-RJ).
O painel terá participação de Ivan Cerqueira dos Santos, gerente do PNQC da Abramam, Antônio Francisco Corno, presidente da Sampling e Lincohn Antunes W. Ferreira, gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras-UNBC. O mediador será o vereador Maxwell Vaz.
O terceiro tema do I Fórum do Trabalho de Macaé será sobre a Qualificação Profissional e terá a participação de Nassim Gabriel Mehedff, subsecretário de Estado da Subsecretaria de Formação e Qualificação, Jorge Aziz, secretário Municipal Especial de Desenvolvimento Local, Eliete Rosado, coordenadora do Prominp na Bacia de Campos e Lavínia Moura, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Salvador.
- Esse painel irá apresentar e discutir os cursos de qualificação necessários para o êxito no mercado de trabalho em Macaé – completa Cláudio Bogado.
O I Fórum do Trabalho de Macaé será realizado, no dia 10, das 9h às 18h, no Teatro Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Incubadora de Cooperativas da secretaria de Trabalho e Renda, av. do Imburo s/nº, Ajuda, tel: 27632448 ou pelo e-mail forumdotrabalho@yahoo.com.br.