A I Jornada Científica de Fisioterapia Hospitalar de Macaé acontece até este sábado (6), no Hotel Blue Tree. Com o tema "A importância precoce na reabilitação do paciente internado em ambiente hospitalar", a ideia é incentivar as ações para humanização do atendimento. O encontro, que começou nesta quinta-feira (4), é promovido pela Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM).
A programação desta sexta-feira (5), das 8h às 18h, conta com ciclo de palestras e mesas redondas. O tema é “Fisioterapia hospitalar: desafios e perspectivas atuais”. No sábado, das 8h às 13h, os assuntos são: Protocolos de Desmame são úteis?, às 8h; Recortes Contemporâneos em Mobilização Precoce, às 9h; Sedação, Ventilação Mecânica e Reabilitação: Otimizando estratégias, às 10h20; Estratégias Ventilatórias na SDRA, às 12h.
A proposta da Jornada é também atualizar os profissionais da área sobre estratégias voltadas para melhoria da qualidade da assistência e redução das complicações inerentes à internação hospitalar, visando diminuir o tempo de internação e de mortalidade. Além disso, são discutidas ações que previnem a síndrome da imobilidade, estimulem o desenvolvimento neuromotor e garantam o melhor aproveitamento do potencial funcional do indivíduo.
O coordenador do Serviço de Fisioterapia da FMHM, Peterson Willer Araújo, afirmou que a programação científica visa, ainda, focar na promoção do aprimoramento técnico-científico, priorizando a otimização da assistência e valorização do profissional, por meio de sua qualificação.
O evento é marcado por dois cursos pré-jornada, nove palestras e três mesas de discussão, apresentadas por profissionais da FMHM e palestrantes convidados. A jornada é direcionada aos profissionais e acadêmicos de fisioterapia, medicina, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia e outros atuantes em unidades de internação hospitalar.
O Serviço de Fisioterapia existe no Hospital Público Municipal (HPM) e Hospital Público Municipal da Serra, em Trapiche, com atendimento desde pacientes neonatos a pacientes geriátricos, promovendo assistência direta a todos os níveis de complexidade, inclusive com assistência 24 horas, por meio de plantões na emergência e setores de terapia intensiva.
Programação:
05/12 - 8h às 18h - CICLO DE PALESTRAS E MESAS REDONDAS
8h - Distribuição dos crachás e material de apoio
8h20 - Fisioterapia Hospitalar: Desafios e perspectivas atuais. Com: Diego Torres,Bruno Guimarães, Leandro Azeredo, Wellington Ligeiro, Representante do Crefito 2 e Peterson Willer Araújo.
9h30 - Fisioterapia na Stroke Unit: Atualidades na Abordagem Motora e Ventilatória no paciente Neurovascular agudo. Palestrante: Gabriel Dias
10h30 - Coffee break
10h50 - Mobilização precoce na UTI Pediátrica.
Palestrante: Dra. Cintia Jonhston.
11h50 - Interação ventilador/paciente durante a ventilação não invasiva na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Palestrante: MSc. Nelson de Oliveira Brandão
12h50 - Almoço
14h - Reabilitação em Oncologia Pediátrica.
Palestrante: Beatriz Menezes
15h - VNI na IRPA: Quem, Quando,Como e Onde Indicá-la?
Palestrante: MSc. Leandro Azeredo
16h - Coffee Break
16h20 - "Fisioterapia em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais". Palestrante: Danieli Laignier Marques
17h20 - RN de Risco - Humanização do Cuidado.
Com: Marta Dudus, Marina Orestes, Karla Rios, Patrícia Zanelli e MSc. Cecília Tavares.
18h30 - Encerramento
06/12 - 8h às 13h - CICLO DE PALESTRAS E MESAS REDONDAS
8h - Protocolos de Desmame são úteis?
Palestrante: Bruno Guimarães
9h - Recortes Contemporâneos em Mobilização Precoce.
Palestrante: Rafael Araújo
10h - Coffee Break
10h20 - Sedação, Ventilação Mecânica e Reabilitação: Otimizando estratégias. Com: Sérgio Curvelo, Rodrigo Monteiro, Marcos Rosa, Eduardo Machado e Joel Tavares Passos.
12h - Estratégias Ventilatórias na SDRA.
Palestrante: Bruno Guimarães
13h - Encerramento – Entrega de certificados