logo

I Maratona Ecológica do Parque Atalaia reúne estudantes da rede municipal

21/09/2006 16:28:04 - Jornalista: Catarina Brust

Olhinhos atentos aos ninhos e ouvidos aguçados para o som característico dos guachos que encheram a árvore de guapuruvu. Esse primeiro contato com a natureza já encheu de curiosidade os 48 alunos de quatro e cinco anos do pré-escolar da Escola Municipal Menino Jesus de Nazaré ao chegarem nesta quinta-feira (21) para participar da I Maratona Ecológica do Parque Atalaia. Esse é o primeiro grande evento do parque, inaugurado em julho, com o objetivo de comemorar o Dia da Árvore e despertar a consciência ecológica, promovendo a visita de 18 grupos de estudantes de 14 escolas da rede municipal.

A I Maratona Ecológica do Parque Atalaia faz parte da programação do projeto “Conhecer para Preservar” e é organizada pela prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semed), MacaéTur, Fundação Macaé de Cultura (FMC) e a Ong Amigos da Serra. Vinte e quatro estudantes do 5º ano da Escola Estadual Municipalizada Fantina de Melo (do Frade), 10 da Escola Municipal Lions (Linha Verde) e 48 do pré-escolar da Menino Jesus de Nazaré (Visconde de Araújo), participaram de caminhadas, palestras e plantio de árvores no Parque Atalaia.

- Esse é o primeiro grupo que recebemos para participar de um evento que é o principal objetivo do Parque Atalaia: a educação ambiental. O projeto é para que vocês conheçam as questões ambientais, a história, a vegetação e as instalações do parque. É uma forma de aprender se divertindo. O parque foi adquirido em 1896, para captação de água para abastecer a cidade, criado em 1995 e inaugurado em 2006. Ele está sendo preparado para os netos de vocês. Sejam bem-vindos -, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, ao recepcionar os estudantes.

A diretora da Escola Fantina de Melo, Márcia Amaral, acompanhou o grupo de estudantes e já trabalha, há 15 dias, com o tema meio ambiente. “Felizmente, coincidiu com esse convite de estarmos aqui hoje. Ontem (20), os alunos assistiram a uma peça de teatro na escola, palestras e plantio de mudas com técnicos da Semma e da Ong Amigos da Terra. Como moradores da região serrana, eles só têm a ganhar e crescer com a consciência de que preservar a natureza vale a pena”, destacou ela, acrescentando que é uma boa hora para esse trabalho ser desenvolvido porque alerta para o problema da queimada (comum nessa época).

O coordenador do projeto Conhecer para Preservar, da Semma, Paulo Sérgio Barcellos, explicou aos estudantes a importância da visitação. “Essa visita é para que vocês possam conhecer a natureza, num dia tão importante quanto o de hoje que é o Dia da Árvore”, alertou.

Enquanto caminhava com os alunos, a diretora do pré-escolar da Escola Municipal Menino Jesus de Nazaré, Eloísa Castor, lembrou que a ida ao Parque Atalaia, vivenciando e conhecendo a natureza, é mais interessante para as crianças.

- Elas estão acostumadas com o barulho da cidade, dos carros, aqui elas aprendem muito mais rápido do que na sala de aula, a importância de se preservar o meio ambiente. A árvore cheia de ninhos de guacho chamou a atenção das crianças que ficaram atentas, ouvindo e observando essa espécie de pássaro -, disse Eloísa Castor.

Durante a visita, as crianças percorreram a trilha de, aproximadamente, um quilômetro e meio. Depois foram até o mirante, uma torre de seis metros de altura, para ter uma visão geral da planície da região serrana. Logo em seguida, o grupo participou de palestra com técnicos da Semma. Alessandra Sayão, engenheira florestal, e Bruno Szuchmacher, professor de biologia. Eles falaram sobre Mata Atlântica, conduta consciente em ambientes naturais e assuntos gerais.

- A Maratona é a primeira atividade do Parque Atalaia em parceria com a Semed, e outros órgãos municipais, que visa o plantio, sensibilização e educação ambiental. Eles terão noções de conduta consciente para saber se comportar na mata, como andar na trilha, etc. Passamos a eles que as únicas coisas que podem deixar são as pegadas na natureza -, disse a bióloga Erica Steagall, coordenadora de Unidades de Conservação da Semma e responsável pela coordenação das atividades gerais do Parque Atalaia.

A visita com os grupos de estudantes foi realizada pela manhã e à tarde, durando em média duas horas e meia. Os estudantes também participaram do plantio de cerca de 80 mudas de espécies da Mata Atlântica, como ipês (amarelos, roxos, rosa), cibipiruna, canafistola, aroeira, quaresmeira, entre outras. A I Maratona Ecológica do Parque Atalaia prossegue, nesta sexta-feira (22), com a visitação de outros grupos de estudantes.