Foto: Kaná Manhães
O “Mestre Fantoche – Escola” é um dos projetos contemplados como Ponto de Cultura do Rio de Janeiro
A I Mostra de Teatro de Bonecos do Parque Aeroporto agitou o Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro. A programação faz parte do projeto “Mestre Fantoche – Escola”, que desenvolve o processo criativo em alunos do 5º e 6º ano através de um curso de seis meses. Nos cursos, os alunos aprenderam a produzir roteiro, confeccionar fantoches, pintar cenários, compor rilha sonora, narrar e dublar, tudo voltado para um espetáculo de bonecos.
A I Mostra de Teatro de Bonecos do Parque Aeroporto foi a quarta ser realizada. Em 2008 foi realizada uma Mostra Local, a primeira da Região Serrana, seguida da primeira da Barra, em 2009, e da II Mostra da Serra no mesmo ano. Em 2011 ainda será realizada a I Mostra do Centro.
O “Mestre Fantoche – Escola” é um dos projetos contemplados como Ponto de Cultura do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura do Estado. Para que fosse realizada a I Mostra de Teatro de Bonecos do Parque Aeroporto na última sexta-feira (8), quatro escolas da rede, sendo três do bairro, foram contempladas com a realização do curso. Neste período, os estudantes foram orientados por profissionais de diversas áreas artísticas.
- Cada equipe faz para os seus colegas de escola o seu espetáculo. Depois a Mostra reúne as quatro escolas onde cada uma apresenta o seu espetáculo. Ali eles se apresentam, recebem o seu certificado e são reconhecidas diante de todos os presentes – disse o coordenador geral do projeto, Raul Lavor.
As apresentações da I Mostra de Teatro de Bonecos do Parque Aeroporto abordaram temas atuais, foram tratados em linguagem de fácil compreensão. Tudo para que o aluno entenda o processo em que ele é o protagonista, não só das histórias que produz, mas também de sua própria história, como explica o professor Raul:
- O lado mais filosófico do projeto se concentra nos valores que passamos, no processo de reflexão. Mas existe o aspecto mais pragmático, onde eles aprendem como se dá todo processo de produção de um espetáculo de teatro. Tem muitos alunos que hoje fazem parte da nossa companhia de teatro de bonecos. É uma estrutura de economia solidária também.
A diretora-adjunta do Colégio Cláudio Moacyr, Luciana Velasco, concorda que a ação é importante para a promoção do protagonismo juvenil, pois são alunos competentes eles se sentem importantes ao participar: “A escola não é só sala de aula. É um momento de lazer, de prazer, de diversão. E o fundo moral e social da história leva as crianças a refletir sobre ações e reações que podem fazer com que ele cresça cada vez mais em sua vida. Mergulhamos neste sonho porque sabíamos que iria dar um bom resultado”, disse.
Para os alunos que participaram do curso, as lições servirão para a vida toda: “A importância do projeto é que abriu mais a minha mente com relação à cultura”, afirmou Luiz Fernando Poso dos Santos, alunos do 6º ano do Claudio Moacyr. Seu colega Wellington Gomes concordou: “Pretendo utilizar este conhecimento adquirido no projeto também em sala de aula, com a produção de texto, nas aulas de arte, por exemplo”, complementou, Wellington para logo depois Rafael Azeredo completar: “Vou continuar porque a participação neste projeto foi útil não só nesta apresentação, mas também para minha vida”, finalizou.