O I Wbpetroleo teve início, na quinta-feira (3), com a participação marcante de alunos e profissionais ligados ao setor em todos os cursos e palestras oferecidos. Na abertura, no auditório do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual Norte-Fluminense Darci Ribeiro (Lenep/Uenf), o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, ressaltou a importância de iniciativas como essa e disse que o prefeito Riverton Mussi quer ampliar parcerias com a instituição, para consolidar o projeto de ensino superior gratuito e de qualidade para Macaé.
A cerimônia de abertura do workshop começou com a apresentação do vice-reitor da universidade, Abel Carrasquilla, que parabenizou os alunos pela iniciativa de organizarem tal evento. “Este é um treino que terão aqui e que ajudará a desenvolver atividades características da profissão”, comentou. O professor também ressaltou as conquistas da reitoria nos últimos meses; entre eles, o pagamento de dívidas trabalhistas, contratação de empresas de segurança, instituição da prefeitura de Campos, entre outras.
O estudante Rodinely Francisco de Oliveira, que representou a comissão organizadora na abertura do evento, recordou que a idéia de montar o workshop nasceu durante o Engep. Segundo ele, o Wbpetróleo deverá ser itinerante, já havendo instituições interessadas em acolhê-lo para as próximas edições. Entre elas, Rodinely destacou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes).
O diretor do Lenep, Viatcheslav Ivanovich Priimenko, ressaltou que o Wbpetróleo é importante tanto para os estudantes quanto para os professores, uma vez que estes têm a oportunidade de se atualizar. Já Joelson, presidente da Funemac, lembrou que o workshop está ocorrendo em um momento em que o ensino superior de Macaé passa por grandes mudanças. “À medida que os trabalhos realizados por essa prefeitura, no sentido de fortalecer o ensino público em Macaé, forem se solidificando, eventos como esse, que tem os alunos como fomentadores, se tornarão mais comuns”, afirmou.
Joelson informou que a expectativa é de que a Uenf traga mais cursos para Macaé, e lembrou que as negocioções com a UFRJ têm trazido resultados, sendo o mais recente a inclusão do Campus de Macaé no estatuto da instituição. Ele também comentou sobre os avanços realizados com a Universidade Federal Fluminense (UFF). “Esta última deverá trazer para Macaé mais quatro cursos, além dos três que já são oferecidos no município”, completou.
Tavares também parabenizou os estudantes pela iniciativa de organização do workshop. “É preciso empreendedorismo. A universidade não pode estar fechada em si mesma, uma vez que é um espaço de multiplicação de conhecimento e tem papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. É muito bom vermos que esses alunos se comprometeram com o ensino, tomando a iniciativa de participar ativamente neste processo”, finalizou.
Rondinely agradeceu ainda a colaboração dos parceiros, que tornaram possível a realização do evento. “As parcerias foram fundamentais para a organização do workshop. Por isso, gostaria de agradecer às seguintes instituições: Petrobras, ANP, Prefeitura de Macaé, Fundação Educacional de Macaé, Lenep, Schlumberger, Feira de Empregos, Smith, Crea, Emarf, Emerj, Click Macaé e Sebrae”. O workshop continua até o sábado (5). Mais informações podem ser obtidas em www.wbpetroleo.com.