logo

IAPP fortalece atividades oferecendo cursos na área de educação e saúde

23/10/2012 17:05:00 - Jornalista: Douglas Fernandes

A Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), vinculada à Secretaria de Educação, vem fortalecendo a oferta de cursos por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP). No mês de setembro foram realizados dois novos cursos nas áreas de Saúde (Gestão do Stress) e Educação, (o encerramento da primeira etapa do curso “E o cinema entrou na escola...”).


O curso “Gestão do Stress”, voltado aos servidores de diversas secretarias teve como foco a melhoria da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Participaram do evento cerca de 40 profissionais da Rede Pública Municipal. Organizado no formato de mesa redonda, a capacitação foi ministrada por Paulo Azevedo (Integrante do IAPP, professor e Pesquisador das Relações entre Corpo, Cidade e Cultura); Luciana Gonçalves (Integrante do IAPP, Psicóloga, Coordenadora de Projetos Educacionais); Eliana Feres (Assistente Social, Coordenadora do BPC em Macaé); Rosalee Istoe (Professora, Pesquisadora, Coordenadora do Curso de Pedagogia da UENF); Artur Gonçalves (Psicólogo, Especialista em Gestão de Pessoas) e Regina Rangel (Psicóloga do CAPS Betinho).

Segundo a Coordenadora do IAPP e Centrex, Larissa Rodrigues, um dado importante do evento foi a participação efetiva dos servidores de diversas secretarias, o que denota a amplitude desejada nesse novo momento. Luciana Gonçalves, uma das organizadoras do minicurso considera que o encontro, através dos enfoques múltiplos, alcançou o objetivo de contribuir para que os servidores reconheçam os primeiros sinais do estresse em seu cotidiano, ponto de grande relevância, para que, em seguida, possam descobrir suas formas singulares e criativas de lidar com ele.

Já o Curso “E o cinema entrou na escola...” teve como proposta buscar uma estreita ligação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, apontando a perspectiva de que o cinema pode contribuir para pensar a escola não como um bloco monolítico de problemas, finalidades e expectativas, mas como um cenário cheio de luzes, sons, vozes, emoções, cores e ação. Este é um dos projetos do Núcleo de Pesquisa “Cinema e Educação do Norte Fluminense”, que recebe colaboração de pesquisadores e professores de diversas instituições, como UFRJ, FAETEC, UENF e FUNEMAC.

A Coordenadora do Núcleo, Luciana Gonçalves, ressalta ainda que a proposta é colocar educação e cinema estabelecendo um diálogo, que possibilite o enriquecimento do olhar dos profissionais sobre questões políticas, filosóficas, sociológicas e antropológicas presentes na escola e no debate sobre ela.