Foto: Juranir Badaró
Os preparativos acontecem na Igreja Católica do bairro Virgem Santa
A infância em Pedra Lavrada, cidadezinha do interior da Paraíba, era simples e festiva. Com a família, Severina Josefa da Silva cantava e dançava forró. Alegria herdada do pai, amante das comemorações populares. Aos 60 anos, os cinco últimos vividos em Macaé, ela não esquece da época em que morava no pequeno município de pouco mais de sete mil habitantes, distante 230 quilômetros da capital João Pessoa.
Era feliz e sabia. Sorriso largo e brilho nos olhos, Severina está às vésperas de um novo evento: confecciona, com prazer movido pelas recordações, a própria fantasia que usará no Baile de Máscaras da Terceira Idade. Promovido pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), o encontro acontece nesta quarta-feira (11), na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, a partir das 18 horas. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Severina integra o Grupo da Terceira Idade Sol Nascente, um dos 18 de Macaé, situado na Virgem Santa. Os preparativos ocorrem em uma sala da igreja católica do bairro. No local, mais de 20 pessoas - a maioria mulheres - trabalham manualmente há alguns meses em minuciosos detalhes. "Minha máscara vai ser de borboleta este ano", informou a nordestina, foliã pela segunda vez consecutiva em Macaé.
Professores de artesanato e pintura auxiliam nas tarefas. "É um ambiente alegre, de interação e troca de experiências", ressaltou a coordenadora do Grupo, Rogéria Rodrigues de Oliveira. O coordenador geral da Terceira Idade, Claudio Souza, compartilha da mesma opinião. "Essas atividades trazem vida para eles", pontuou. A coordenadoria é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Baile de Máscaras abre o Carnaval da cidade e terá distribuição gratuita de água, pipoca e algodão-doce até às 22 horas - horário previsto para o encerramento. Um concurso vai premiar os três primeiros colocados. A folia será em três tendas especialmente decoradas para a ocasião. "Tenho certeza que, mais uma vez, será muito bom", disse Severina. A empolgação carnavalesca é de uma principiante.