Foto: Moisés Bruno
Vacinação segue até 29 de maio em unidades de saúde
O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), vinculado à secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (7) vacinação contra a gripe em sua sede na Imbetiba. O objetivo foi oferecer mais comodidade aos idosos que são assistidos pelo programa. Eles tiveram a oportunidade também de participar de uma homenagem ao Dia das Mães, que contou com uma palestra sobre autoestima, apresentação do Grutas e várias atividades promovidas pela equipe multidisciplinar.
Quem não teve a oportunidade de se vacinar no Paisi poderá procurar outra unidade de saúde até o dia 29 de maio. Devem receber a vacina: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos, com recomendação médica.
A dose, via injeção, protege contra a gripe A H1N1, A H3N2 e Influenza B. Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será realizado no sábado (9).
Para o aposentado Joaquim Marques, de 67 anos, a vacinação na sede do Paisi facilitou o acesso à imunização.
- Achei muito bom e facilitou a vida de quem frequenta o programa. Aqui eu tenho acesso à fisioterapia, médicos e nutricionistas - disse.
A babá Elza Margarida Silva, de 64 anos, disse que achou ótima a iniciativa e procurou o Paisi logo na parte da manhã. "Gostei muito de me vacinar. Aqui é como se fosse a minha casa, pois tenho acompanhamento com psicólogo, nutricionista e médico",contou.
Equipe multidisciplinar - De acordo com informações da gerente do Paisi, Denise Taranto, a clientela passa inicialmente por uma triagem e, para ter atendimento, é necessário ter o encaminhamento por médicos da rede pública de saúde.
- Eles primeiro passam por um trabalho de acolhimento e, em seguida, por uma entrevista com a assistente social e, conforme a necessidade, são encaminhados para o atendimento especializado. Contamos com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas e médicos geriatras - explica.
O programa atende atualmente dois mil idosos e fica localizado na Rua Dr. Bueno, 190, de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-9504.