logo

Igrejas serão multiplicadoras na luta contra Aedes aegypti

11/12/2015 15:38:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Guga Malheiros

União de esforços combate proliferação de mosquito causador da dengue, zika e chicungunha

A Prefeitura de Macaé ganhou mais aliados no combate ao Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (11), o secretário de Saúde, Pedro Reis, e o secretário de Gestão Pública e de Comunicação Social, Antônio Luiz Pinheiro dos Santos, se reuniram com representantes de diversas paróquias do município para que sejam multiplicadores na luta contra o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chicungunha. A reunião foi realizada na matriz paroquial Nossa Senhora de Fátima, no Centro. O objetivo é que, ao final das missas, na hora dos avisos, seja feita a leitura de um comunicado para que a população esteja atenta a possíveis criadouros da larva do mosquito em suas residências.

Na segunda-feira (7), o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, afirmou que os próximos meses serão de combate intenso ao criadouro do mosquito transmissor. Foi formada uma força tarefa composta por todas as secretarias sob as diretrizes da secretaria de Saúde. Além do trabalho realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está sendo intensificado nos bairros da cidade, nesta sexta-feira (11), a prefeitura iniciou o recolhimento de materiais inservíveis dos órgãos municipais.

- Precisamos de aliados. Não é só a equipe da prefeitura que vai vencer a luta contra o mosquito. A proposta que trazemos é para que a Igreja seja multiplicadora junto aos frequentadores, alertando para os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito. Cada um precisa fazer a sua parte. A população pode ajudar inspecionando possíveis focos criadouros da larva do mosquito, principalmente locais com água parada nos quintais das casas – ressaltou Pedro Reis.

O pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Gelcimar Pettinati, que também é Vigário Episcopal, afirmou que a divulgação será feita ao final das missas.

- Vamos explicar que qualquer recipiente pequeno pode ser um possível foco. É preciso que todos participem neste momento – ressaltou o pároco.

Macaé possui dez paróquias. Na reunião desta sexta, participaram representantes das Igrejas de São Paulo Apóstolo, Santo Antônio, São João Batista, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Glória.

- O objetivo é conscientizar a população para a gravidade da situação e também evitar a proliferação das doenças decorrentes do Aedes aegypti. Precisamos de colaboradores e multiplicadores para que toda a população participe desta luta contra o Aedes. Na próxima semana, vamos entrar em contato com outras lideranças religiosas para que também participem – disse o secretário de Gestão Pública e de Comunicação Social, informando que na segunda e terça-feira (14 e 15), serão feitos mutirões de combate ao Aedes aegypti no bairro Cajueiros.

Na terça-feira, das 7h às 12h, um caminhão da prefeitura irá passar no bairro recolhendo materiais inservíveis ou que possam ser criadouros para o mosquito. A população pode ajudar colocando estes materiais nas calçadas de suas casas para que possam ser recolhidos.


Fotos Relacionadas