Discutir a oportunidade, a igualdade e dignidade do portador de necessidades especiais é um dos objetivos do quarto Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será promovido nesta segunda-feira (06), das 08 às 18 horas, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Macaé. O tema será “Pessoa com Deficiência: Igualdade, Dignidade e Participação”.
Segundo o presidente do conselho, Hildemar Miranda, o evento contribui para uma maior conscientização da sociedade voltada para o portador de necessidades especiais e o resgate da cidadania. “De alguns anos para a atualidade, com a ajuda da mídia e da própria consciência dos portadores, o movimento de busca pela independência cresceu e temos que permanecer discutindo nossos direitos à acessibilidade”, destaca.
Miranda pontua que a acessibilidade que ele se refere abrange todos os aspectos de uma vida em sociedade. “O acesso à cultura, lazer e esporte deve ser para todos. Discutir esses direitos é uma conquista da sociedade”, observa o presidente do conselho, acrescentando que em Macaé, o poder público apóia e promove iniciativas para portadores de necessidades especiais, como rebaixamento em calçadas e a implantação de rampas.
- O projeto paraolímpico de basquete, por exemplo, vai disputar o campeonato nacional – cita Miranda, referindo-se ao projeto que tem parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Macaé. De acordo com o assessor de eventos do conselho, Erick Brandão, a expectativa é que o número de inscritos no fórum municipal seja de 800 pessoas.
A programação do fórum começa às 08 horas, com o credenciamento. A abertura está prevista para 09 horas e às 9h20 começa o ciclo de palestras com o tema “O Trabalho e a Importância do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEPDE)”, que será ministrado por Domingas Rocha.
Às 10h05, Geraldo Nogueira, representante do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente (CVI-Brasil) discursa sobre a convenção internacional sobre os direitos da pessoa portadora de deficiência. Às 10h45 Joelson Dias, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), profere palestra com o tema “Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência” e “Implantação do Estatuto da Pessoa com Deficiência”.
A palestra seguinte será ministrada pelo representante do Clube dos Amigos dos Deficientes (CAD), Paulo César dos Santos, o Jatobá, sobre “Esporte x Deficiência/ Esportes Adaptados”, às 11h30. Da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR-RJ), a representante Rita Lusier fala sobre “A ABBR e os Portadores” e “A importância da ABBR na recuperação dos portadores”, ao meio-dia.
Após a palestra da representante da ABBR, o evento é interrompido para o almoço e em seguida, às 14 horas, será promovido um espaço cultural com o show dos dons e apresentação de poesia. Em seguida, o conselheiro Janilton Fernandes, do Conade, discursa sobre “O trabalho e o portador”.
As palestrantes seguintes são Mariléa Ramos e Eloísa Nunes, do Conselho do Idoso. Elas debaterão “Deficiência no Idoso – proposta de ações na atenção ao idoso com deficiência”. O intervalo para o café acontece às 16h30, e às 17 horas o evento será aberto para considerações finais e perguntas diversas. Às 17h45 os participantes terão uma surpresa final preparada pela organização do evento.
Ao longo do evento, serão mostrados depoimentos de artistas e atletas sobre a vida dos portadores de necessidades especiais. O evento contará com exposições da ABBR, com sua Oficina Terapêutica e Ortopédica, além da exposição do Instituto Benjamin Constant (IBC).