Foto: Ana Chaffin
Encontro ocorreu nesta sexta-feira na Rinha das Artes
Diálogos, troca de ideias e de experiências marcaram o Encontro Aquilombamento, promovido na tarde desta sexta-feira (13), às 14h, no Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro de Macaé. Com a participação de representantes da comunidade, de grupos de movimentos negros e instituições, além de integrantes do Governo Municipal, a programação teve como foco iniciar ações relacionadas ao fortalecimento do movimento negro na região com destaque para intervenções pontuais, direitos e à igualdade racial.
Na pauta, foram abordados temas como políticas públicas, direitos da população negra, saúde, ouvidoria e casos de racismo, cultura afro-brasileira, ações de reforço às políticas públicas, estratégias para tratar de parcerias, combater o racismo, apoio aos fazedores de cultura preta, estratégias para combater o racismo e direitos da população negra.
De acordo com o Secretário de Igualdade Racial, Dorniê Matias, o encontro foi essencial para tratar de questões essenciais para tratar de políticas públicas e também de ações relacionadas à igualdade racial e fortalecer o movimento negro na região.
Na ocasião foram apresentadas aos participantes algumas ações executadas neste ano de 2024, como; parceria com a equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde junto ao Colégio Municipal Botafogo , que abrange em sua maior parte alunos negros, mapeamento étnico junto ao comércio do Centro, participação na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Leis voltada aos Trancistas e aos servidores que vão passar por curso de Letramento Racial.
"A proposta é mobilizar a comunidade em torno da luta pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira. Juntos, queremos construir um futuro mais inclusivo para todos”, ressaltou Dorniê Matias.
O representante da Ouvidoria Geral do município, Alex Xavier, explicou a atuação da Ouvidoria quanto a casos de racismo e também solicitou apoio da comunidade.
"Teremos outros encontros que vão tratar de temas citados nesta sexta, como calendário com eventos da cultura negra, ações para a escola municipal com elaboração de um plano de ação coletivo, apoio e divulgação da agenda dos fazedores de cultura preta, entre outros. O Encontro Aquilombamento foi de suma importância para estreitar ideias, parcerias e tratar de assuntos relevantes que fazem diferença junto à valorização da população negra e diante também do combate ao racismo”, ressaltou.
Vale lembrar, que já foi firmado apoio da Ouvidoria Geral da Prefeitura de Macaé, que já está atuando junto à Seppir na utilização do sistema informatizado da Ouvidoria. O objetivo é agilizar o tratamento das manifestações relativas ao racismo no âmbito do município. Com isso, a intenção é ampliar a visibilidade, permitindo maior rastreabilidade dos casos em curso.
“Contamos com 16 ouvidorias setoriais, e um de nossos desafios é reduzir o número de manifestações. Continuaremos realizando acompanhamentos e dando atenção a casos de violência racial”, explicou.