O evento, com entrada franca, marca um ano produtivo para as duas sociedades musicais tradicionais da cidade
Este Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro (sexta-feira), será histórico para a cultura de Macaé. Superada a rixa sesquicentenária entre a Sociedade Musical Nova Aurora (151 anos) e a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores (141 anos), elas realizam o ‘II Encontro das Centenárias de Macaé – Concerto Dia do Músico’, às 19h, na sede da Lyra dos Conspiradores, com entrada franca.
Este ano foi marcante para ambas as instituições, contempladas por meio de leis de incentivo cultural. A Nova Aurora, com patrocínio da Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apresentou o circuito de concertos ‘150 Anos de Aurora Musical’ que, em 30 de agosto, chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já a Lyra iniciou um processo de reestruturação e foi contemplada em dois editais. O primeiro foi o Edital de Chamada Emergencial de Apoio às Bandas e Fanfarras 14/2023 - ‘Pra Ver A Banda Passar Rj’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), pela Lei Complementar Paulo Gustavo (LC195/2022), no qual a Nova Aurora também foi premiada. O projeto selecionado da Lyra dos Conspiradores foi para musicalização infantil em escolas públicas.
Esta semana a Lyra foi contemplada na etapa preliminar de Habilitação através do Chamamento Público da Secretaria de Cultura de Macaé 04/2024 - Cultura Viva do Tamanho do Brasil! Premiação de Pontos e Pontões de Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Lei 14.399/2022). A PNAB é realizada por meio de parceria entre o Governo Federal e o Município.
No I Encontro, no ano passado, o maestro Gelson Porto, há mais de 20 anos à frente da Lyra dos Conspiradores, não pôde estar presente, mesmo tendo preparado a banda para a apresentação. Ele chegou a ser também regente da Nova Aurora, além de ter atuado até 2015 na Sociedade Musical Santa Cecília, de Barra de São João.
“A Lyra passou por um período inerte e ano passado houve um movimento para a sua revitalização. Este evento é um marco e para mim está sendo o primeiro. Duas centenárias precisam ser valorizadas. É uma cultura suave e que ameniza. Que esses encontros aconteçam ano a ano. O nosso repertório é embasado em músicas brasileiras. Entretanto, nós vamos interpretar também Ave Maria de Gounod, na versão de Jorge Aragão, em ritmo de samba. Teremos o Samba do Avião, de Tom Jobim, mas também uma seleção de rock. Não poderia faltar o carro chefe das bandas de música, o dobrado. Será do compositor de Cantagalo-RJ, Joaquim Antônio Langsdorf Naegele (1899-1986)”, disse o maestro Gelson.
Já o regente da Nova Aurora, Helio Rodrigues, ressaltou a união para este concerto. “A relação entre Nova Aurora e Lyra é de amizade. As coisas do passado ficaram no passado. O que fazemos hoje é dar as mãos para trilhar os mesmos caminhos com as dificuldades que enfrentamos”, ressaltou.
A Lyra ressurge
A primeira mulher presidente da Lyra dos Conspiradores, Ivania Ribeiro, também salientou que as rivalidades entre Nova Aurora e Lyra foram do século IXX. “Realmente será um evento especial. Nós tivemos muito tempo para entender que o que nos une, a arte e a música, está além de qualquer divergência de pensamento (...) É uma honra podermos vivenciar este momento de integração. Há músicos que tocam nas duas bandas e uma banda empresta instrumentos para a outra”.
Ivania destacou o projeto de musicalização infantil que pela primeira vez acontece fora da sede. Atualmente três professores ministram aulas de música e coral na Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada, no bairro Imbetiba. As aulas foram iniciadas há cerca de três meses. A intenção é que o projeto seja ampliado em parceria com outras escolas públicas. “Ano que vem será centenário de nascimento de Tonito Parada (27 de dezembro de 1925-1986), compositor do Hino de Macaé que ajudava as duas bandas. Em parceria com a Escola Alvarez Parada faremos um tributo a Tonito em seu centenário”, disse.
O diretor financeiro da Lyra, Isnard Drumond, frisou a volta da participação da banda nos eventos do município. “No dia 29 de julho, aniversário da cidade, realizamos um desfile memorável. O surgimento do Encontro é de suma importância para a cultura macaense neste momento em que a Lyra está ressurgindo, se recompondo. Também fomos convidados pela Prefeitura para participarmos do Natal Magia 2024, fora o projeto na Escola Alvarez Parada, que escolhemos por se localizar na Imbetiba”.
Programação
Coral Alvarez Parada
Banda de Música Lyra Dos Conspiradores: Dobrado do Maestro Joaquim Naegele; Ave Maria, Samba do Avião, ‘New York, New York’ e Tempo de Rock and Roll.
Orquestra de Sopros Nova Aurora: Dobrado 220, Sway, Procession To Peace (Japonese March), A Disney Spectacular e John Williams In Concert.
A Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores está localizada na Rua do Sacramento, 63.