Com o objetivo de integrar a comunidade ao espaço escolar, a ação de voluntariado do “Mutirão Minha Escola Querida”, da Secretaria Municipal de Educação acabou se tornando um exemplo de cidadania e socialização que pôde ser confirmado no último sábado (4) com a realização do II Encontro Municipal de Voluntariado, ocorrido no Ginásio Poliesportivo. Mais de 500 jovens participaram do evento, que constou de uma Gincana envolvendo universitários, alunos da rede municipal, e voluntários de toda a cidade. O evento teve o patrocínio do Supermercado J. Pavane, Personal Service e Universidade Estácio de Sá.
O evento reuniu ainda representantes do município, da sociedade civil e parceiros do programa Minha Escola Querida, como o Forte Marechal Hermes a Universidade Estácio de Sá, representantes de entidades filantrópicas e empresários. Este ano o encontro teve como culminância a “Gincana de Voluntariado” formada por equipes de voluntários. Foram seis grupos divididos em cores que durante um mês realizaram diferentes tarefas envolvendo desde a coleta de material de construção para os próximos mutirões, como atividades ligadas a história de Macaé.
Os membros das equipes entregaram seus relatórios à comissão julgadora durante o evento com resultado divulgado ao final da competição. Venceu a equipe verde claro, que recebeu duas passagens para Salvador doadas pela empresa Up Viagens e Turismo de Macaé. Os participantes do evento concorreram a sorteio de brindes como bicicletas, aparelhos domésticos e eletrônicos.
Nos últimos anos, as ações de voluntariado eram apenas destacadas por meio das iniciativas empresariais onde seus funcionários realizavam ações em escolas municipais ou para alguma entidade municipal. Com a implantação do programa pela Secretaria de Educação em 2009, a própria comunidade macaense iniciou suas ações de voluntariado, tendo ainda como a escola seu principal foco.
- Nossa proposta era resgatar a cultura do pertencimento nas escolas e nada melhor o voluntariado para começar essa mudança. Quando se faz algo em prol do próximo todos a sua volta se sensibilizam por um bem maior, que nesse caso é a educação de nossas crianças, disse a idealizadora do programa a vice-prefeita Marilena Garcia.
O secretário de Educação, Guto Garcia, vai além. “O mutirão revelou ainda a grandiosidade do voluntário macaense que cresce a cada edição dos mutirões. Isso mostra o quanto nossa sociedade é engajada em iniciativas sérias e de resultados positivos para a população. Ser voluntário é doar parte de seu desejo de transformar nossa cidade em algo cada vez melhor”, acrescentou.
No mesmo ano “Mutirão Minha Escola Querida” passou para “Programa Minha Escola Querida”, onde o mutirão se tornou um dos projetos desenvolvidos, firmando ainda uma parceria, por meio da Prefeitura, com a empresa Odebredtch e seu projeto “Escola em Ação”. O Mutirão conta com o apoio de entidades municipais como os Grupos de Terceira Idade, a Igreja Messiânica, Secretarias Municipais e recentemente dois novos parceiros: O Exército do Forte Marechal Hermes e a Guarda Municipal e a Petrobras.
O Minha Escola Querida tem mudado a relação da comunidade com a escola. Implantado em 2009, pela Vice prefeita Marilena Garcia durante a sua gestão como Secretária de Educação o projeto foi transformado em programa devido à boa acolhida de centenas de voluntários que apoiaram a proposta, disponibilizando talento e habilidade em prol das escolas das comunidades onde estão inseridos.
O mutirão não é destinado a fazer obras nas escolas, mas para resgatar a cultura de pertencimento, fazendo com que a comunidade sinta-se parte integrante e também responsável por elas. Segundo a Coordenadora do programa Sônia Terezinha, hoje o banco de dados do Mutirão tem mais de 500 voluntários e cerca de 70 parceiros empresariais. Até o momento foram realizados 10 mutirões (E.M. Wanderley Quintino, E.M. Jean Chistos Koussoulas, C. M. Zelita Rocha, Colégio Joaquim Luiz Freire, CIEP Maringá, Generino Teotônio, C.M. Pedro Adami e CEMEAES 4, e José Calil Filho e o Colégio Municipal Aroeira)