logo

II Fórum Regional de Educação começa na segunda-feira

25/08/2023 12:47:00 - Jornalista: Janira Braga

Encontro reúne municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos de segunda a terça-feira, na Câmara

Na próxima segunda-feira ( 28) começa o II Fórum Regional de Educação, na Câmara Municipal de Macaé. Representantes dos municípios das regiões Norte, Noroeste e Lagos Fluminense participam até terça-feira (29) da vasta programação que tem como tema "Por uma educação plural". As inscrições estão abertas neste link.



- Todos os representantes dos municípios serão bem-vindos à Macaé para o Fórum Regional de Educação, no qual poderemos trocar experiências e pensar em políticas públicas a favor do processo de ensino aprendizagem em nossa cidade, com inclusão e para todos. Temos 10 municípios confirmados e 250 participantes inscritos – comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes.



Um dos destaques do fórum é o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (SECADI/MEC), professor Décio Guimarães. Décio é doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e vai ministrar, às 10h de segunda-feira, palestra com o tema "Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito".

Conheça os outros palestrantes:
O professor Jorge Luís Rodrigues dos Santos é Doutor em Memória Social (UNIRIO), Mestre em Educação (UNIRIO). Especialista em temas da Diversidade, Diferença e Direitos Humanos. Professor Docente (Português e Literatura) na SEEDUC/RJ. Pesquisador do Grupo de Pesquisas ONDJANGO – Estudos Afro-Brasileiros, do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instâncias de Socialização - POLIS/UFF e do Observatório Carioca de Histórias em Quadrinhos. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), e da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Jorge Luís vai proferir a palestra “Diversidade, diferença e direitos humanos: desafios urgentes na educação do século XXI” na manhã de terça-feira, às 8h30.

A professora Cris Passinato é doutoranda em Química Biológica com ênfase em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, no IBqM-UFRJ (CAPES 7). Especialista em Acessibilidade Cultural do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ. Mestre em Ciências, Ensino de Química do PEQui do IQ-UFRJ (CAPES 4). Especialista em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ.

Atualmente é a TAE responsável pela Acessibilidade do IQ-UFRJ, representante do IQ-UFRJ no Fórum Permanente UFRJ Acessível Inclusiva, Pesquisadora do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Estudante vinculada ao Grupo Interinstitucional e Interdisciplinar de Estudos de Epistemologia da UFRJ (GI2E2). Compõe a comissão científica do Periódico Internacional Tchê Química. Representante da Câmara Técnica de Ensino de Química. Cris ministra às 14 horas de terça-feira a palestra “Um olhar anti-capacitista no paradigma social da educação inclusiva no ensino básico”.A professora Luemy Avila discursa sobre "Tecnologia para uma Educação Plural" às 14h45 de segunda-feira. Designer Educacional, é coordenadora do #Inovareaprender Programa de Inovações nas Práticas Pedagógicas - Computação na Educação Básica - Robótica Educacional - Cultura Maker.

Já o professor Celso Sánchez é biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e tem doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Celso, que é presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, para o mandato 2021/2023, é conselheiro Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor secretário da ADUNIRIO, seção sindical Andes. Ele falará sobre “Diversidade e Ambiente” às 11h do primeiro dia.

Além das palestras, serão discutidas experiências exitosas dos municípios na área de inclusão das pessoas com deficiência às 14h de segunda-feira; às 15h30, experiências exitosas dos municípios na área de tecnologia.

Na terça-feira, às 9h30, experiências exitosas dos municípios na área da diversidade racial e, às 15h15, na área da inclusão da pessoa com deficiência.