As principais finalidades do II Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas - O Jovem e A Família - foram atingidas. A afirmação é do presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas, Luís Antônio Leal Guerreiro, que também é técnico em recuperação com dependentes químicos e conselheiro nacional sobre ações de políticas públicas sobre drogas.
O evento foi realizado na semana passada e reuniu em seus dois dias de atividades, no auditório do Colégio Matias Neto, cerca de 500 jovens, com idades entre 14 e 20 anos. Segundo Luís Antônio, o ponto mais importante do fórum foi a participação deles nas apresentações teatrais, palestras e nos estandes.
- É sempre bom lembrar que em casos de famílias onde há parentes com dependência química é necessário buscar ajuda, fato que não acontece quando há preconceito, analisa ele.
O conselheiro lembra ainda que há situações em que as pessoas pensam que apenas o doente precisa de atendimento, mas, de fato, a célula familiar, em sua maior parte, também necessita de auxílio oportuno, por meio de grupos de partilha e análise, além de grupos de auto-ajuda - acentua o presidente do Comad.
De acordo com ele, as famílias atrapalham o tratamento quando seus membros “sãos” começam a viver a vida do dependente químico. Porém, ao seguir o lema Viver e Deixar Viver, os familiares colaboram significativamente para o crescimento e amadurecimento do usuário que quer deixar o vício das drogas.
No fórum, os psicólogos falaram como reciclar o lixo doméstico, a aprender a lidar com os próprios problemas, e com a ajuda dos profissionais o público deveria galgar novos horizontes.
Disseminação de Conceitos de Vida à Juventude
Para os jovens ainda houve dinâmica mostrando que eles têm grande potencial para ter qualidade de vida, sabendo que as drogas dão a utópica dimensão que engana suas realidades.
- Um tema interessante foi a exibição de cartazes de portadores de deficiência auditiva – conta ele, ressaltando que o grande prazer da vida é a busca de novos conhecimentos e não a busca de drogas.
O presidente do Comad disse também que diversos parceiros contribuíram para o sucesso do evento. Entre eles estão: Caps ad Porto, Gênese, Resgate, Shalom and Life, Projeto Girassol, Prevenção Primária, Narcóticos Anônimos, Vida Amor, Pastoral da Sobriedade, DST/AIDS, Alcoólicos Anônimos, além da Universidade Estácio de Sá.