A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Fesportur), em parceria com a Coordenadoria da Terceira Idade de Macaé, movimentou, na tarde de sábado (19), um grande trecho da Praia Campista com atividades voltadas aos idosos dos 23 grupos da terceira idade de Macaé, inclusive região serrana. Eles contagiaram os presentes, dando um show de animação, alegria e garra. Cerca de 200 idosos participaram das provas, mas a praia lotou com pessoas que foram assistir e torcer por seus grupos.
A classificação foi a seguinte: em 1º lugar ficou o Grupo do Amor da Aroeira, em 2º o Grupo Renascer da Reta do Frade e em 3º o Grupo Esperança do Sana. As modalidades foram: damas, dominó, chute a gol, estafeta, cabo de guerra e voleibol, onde todos se sobressaíram, para espanto da platéia. Apesar do sol forte e calor, tudo transcorreu na paz e harmonia, não havendo necessidade de nenhum tipo de atendimento médico, comprovando que o idoso de hoje é mais resistente devido às atividades praticadas constantemente.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente da Fesportur, Anderson Rangel, representando o secretário interino Rosalvo Júnior; Luciana Alvarenga, coordenadora geral da Terceira Idade e pela primeira-dama Márcia Moraes. O evento teve por finalidade integrar a comunidade de idosos e incentivar a prática esportiva e social. Os atletas receberam, no final da gincana, camisa, troféus e medalhas e ainda teve sorteio de brindes com prova oral de conhecimentos gerais.
Márcia Moraes frisou a importância de parcerias entre secretarias, principalmente quando envolve idosos. “Hoje, o idoso é maioria no país, senão no mundo. Temos, cada vez mais, de usar a criatividade e promover eventos onde haja integração dessa geração de pessoas sábias e com vontade de viver a vida em toda sua plenitude”, enfatizou.
A presidente dos 23 grupos de Macaé, Margarida Mussi Ramos, que também esteve presente, torceu por todas as equipes, vibrando com cada modalidade apresentada. “É gratificante ver a disposição com que eles disputam cada prova. É uma competição saudável, onde a gente pode observar solidariedade, amizade e amor. Isso é muito importante para a valorização do idoso”, completou.
O evento teve início às 13h30 e terminou às 17h, contra a vontade dos idosos que deram um banho de ânimo e disposição nos professores e pessoal do apoio, que demonstravam cansaço enquanto eles queriam continuar com as brincadeiras. Neste momento eles voltaram a ser crianças e curtiram até o último minuto das competições.