A ‘II Mostra de Trabalhos Acadêmicos’, promovida pela Secretaria Educação, termina, nesta sexta-feira (22), com a apresentação de pesquisas de alunos bolsistas da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) que cursam graduações da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. A Mostra integra a ‘IV Semana Universitária’ que será encerrada às 19h, com a apresentação da Camerata Petrobras Bacia de Campos.
Na quinta-feira (21), foram mostrados os trabalhos de iniciação à pesquisa e de extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima) e da UFRJ contemplados com bolsas da Funemac em edital público de seleção lançado no início deste ano.
A Fafima expôs um vídeo com depoimentos referentes ao projeto ‘Memórias da Cidade’. Esse trabalho busca resgatar o passado individual e coletivo da cidade através de depoimentos orais e de documentação oficial guardada em arquivos públicos ou particulares.
Depois de concluído, esse trabalho será exibido em escolas das redes públicas de Macaé e também em uma exposição aberta à comunidade. “Levar essa história tem o objetivo de desenvolver a cidadania. Conhecer faz com que o indivíduo se sinta parte do local. Sentindo-se incluído, ele tende a cuidar dele”, considera o superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha.
A UFF apresentou seu projeto de extensão ‘Residência Jurídica – Cajuff/Macaé’, que há quase dois anos, através dessa disciplina, atende à comunidade. Os bolsistas têm carga horária de 40 horas semanais em um escritório no Centro de Macaé. A FeMASS apresentou o trabalho ‘Construindo um banco de dados: o IDEB e a rede pública municipal de ensino de Macaé’ e ‘Estudo e aplicação de ferramentas para gestão de conteúdo’, que é referente a construção de um portal para gestão de conteúdos acadêmicos da FeMASS.
Esse portal foi lançado em 1º de setembro pelo Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas (NDS) da FeMASS. O projeto desenvolvido por alunos bolsistas que integram o NDS tem como objetivo prestar serviço à comunidade acadêmica, sendo um meio de divulgação dos conteúdos das disciplinas fornecidos pelos professores, de notas e de calendários de provas. O Núcleo pretende ainda, já para o próximo ano, desenvolver um sistema acadêmico para efetuar as matrículas da faculdade.
Também foi apresentada a pesquisa da UFRJ ‘Capacidade suporte do estuário do Rio Macaé aos efeitos indiretos das atividades de exploração de petróleo na Bacia de Campos’, que estuda o acúmulo de metais pesados no estuário do Rio Macaé. Vinte e nove trabalhos serão divulgados até nesta sexta-feira. As explanações acontecem a partir das 16h, na sala 307.