A orla da Praia dos Cavaleiros ficou pequena, no domingo (02), para receber o público na II Parada do Orgulho GLBT de Macaé (gays, lésbicas, bissexuais e travestis), que superou as expectativas em relação ao ano passado. Mais de oito mil pessoas compareceram para prestigiar a festa, marcada como um recorde, solidificando o município, inserido no calendário das 46 cidades que realizam o evento no Brasil. O movimento foi apadrinhado pelo decorador e promoter Eder Meneghini, do Rio de Janeiro, que não poupou elogios à organização. Eder é padrinho de honra de todo o movimento GLBT no Brasil.
O evento contou com a presença das “Frenéticas”, que fez o público vibrar com sucessos dos anos 80, no auge da carreira das cantoras. Além do show, o trio-elétrico, comandando pelo Dj Márcio Dias, levou a galera ao delírio com a performance dos Gogo Boys, que esbanjaram beleza e simpatia, além da Apresentação de dança lambaeróbica da Academia Sâmara Jardim .
A festa começou na véspera, dia 1º, no Americano Futebol Clube, com a temática “Festa de Aquecimento” e presença da famosa Drag Queen Lola Batalhão e seus Gogo Boys e Girls. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível e segundo a Presidente da Ong Milagre da Vidda, Olga Sueli Neme Rios, os alimentos arrecadados serão revertidos na montagem de cestas básicas e doados aos cadastrados na Ong, pessoas que vivem com o vírus HIV.
O tema este ano foi “Direitos Humanos, Direitos para Todos” e promoveu a dignidade e a defesa da classe, com o apoio da Empresa Pública Municipal de Turismo-MacaéTur e prefeitura de Macaé. A concentração foi às 14h, e saída às 15h, em frente ao Clube Cidade do Sol. Milhares de pessoas acompanharam a passeata por toda a Orla da Praia dos Cavaleiros, tendo seu ponto máximo no final da praia onde aconteceu o show.
Participaram da passeata os grupos: Amores de Nova Friburgo; Arco Íris, do Rio de Janeiro; Cabo Free, de Cabo Frio; GBN, de Niterói; São João da Barra; Campos e cidades circunvizinhas, além das drags queens da Boate Angel de Cabo Frio, num verdadeiro show de beleza, cores e muito brilho. “Estou muito feliz com o resultado da passeata. De cima do trio elétrico, pude observar tudo e, para minha satisfação, vi famílias inteiras acompanhando a passeata, cantando e aplaudindo a passagem do trio, bem como políticos e pessoas da sociedade macaense, sinal que estamos conseguindo derrubar o tabu preconceituoso onde as vítimas sãos os GLBTs”, enfatizou Olga Neme.
Num momento mágico, os participantes abriram a bandeira, símbolo dos GLBTs, o que deu novo colorido a passeata. A exemplo do primeiro evento em 2005, os bares e restaurantes da praia dos Cavaleiros ficaram lotados, superando as expectativas dos comerciantes, que não esperavam um público seleto. Outro fator positivo foi em relação à segurança. Nenhuma briga foi registrada e tampouco cenas que pudessem chocar os presentes.
Na opinião do presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, o evento já é um marco na cidade, atraindo pessoas de toda parte, inclusive outros estados. “A passeata foi um sucesso de público, organização e segurança. O evento já faz parte do calendário de Macaé e a nossa intenção é aprimorar mais ainda. Temos certeza de que, no próximo ano, o evento atrairá um número maior de participantes, pois pelo que pudemos notar, a repercussão foi positiva”, disse.