Papel de Cidadão. Este é o nome da canção vencedora do III Festival de Música da Rede de Mobilizadores do Coep Macaé, cuja final aconteceu nesta quinta-feira (5), no Teatro Municipal da mesma cidade.
A canção é de autoria de Patrick, Alif, Guilherme e Pâmela, alunos da Escola Estadual Municipalizada Carolina Curvelo Benjamim localizada no Trapiche, distrito de Macaé. O Festival faz parte do projeto “O Coep e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania”, criado em 2001.
“A música fala sobre poluição, porque lá no Trapiche a gente fica triste de ver o esgoto no Rio São Pedro e queríamos alertar que isso não é papel de cidadão”, conta o aluno Rômulo Santos, logo após dar a notícia da vitória para o pai pelo celular. A canção irá fazer parte do CD do Coep Nacional, que irá reunir as músicas vencedoras dos festivais locais do Brasil.
O segundo lugar no concurso ficou para a Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, com a canção “Infância”; e o terceiro para a canção “Paz e Guerra”, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Ao todo, foram nove escolas da rede municipal de ensino de Macaé participantes, das quais professores e diretores motivaram seus alunos a comporem músicas que abordassem um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio definidos pela ONU, tais como o fim da fome e da miséria; igualdade de acesso à educação; e a qualidade de vida e meio ambiente.
Além da diversidade de temas, o festival mostrou ainda a variedade de gêneros musicais que fazem o gosto dos alunos: do hip hop, rap, balada romântica, samba e até ao reggae, como no caso da canção vitoriosa, teve de tudo um pouco. Cada canção apresentada foi julgada nas categorias letra, melodia, tema e interpretação.
“Percebemos que apesar das diferenças de idade e da falta de acompanhamento específico na área da música, eles são muito bons, inclusive no trato com os instrumentos”, avaliou o diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e um dos oito jurados do festival, Bruno Py. “E o fato de estar no palco, se apresentando para amigos, de ver os amigos torcendo por eles, fortalece a sociabilidade e o espírito de cidadania do qual fala o Coep”, completou.
Coep - O Comitê de Combate à Fome pela Vida (Coep) é uma rede nacional de mobilização, na qual toda sociedade se une para promover a cidadania, fruto de uma semente plantada pelo sociólogo Herbert de Souza, em 1993. Em Macaé, o Coep foi criado em setembro de 2005 e conta com diversos associados além da Petrobras, como: Furnas, Caixa Econômica Federal, Emater, Sistema Firjan, Prefeitura de Macaé, além de jovens e aposentados como mobilizadores. Os interessados em participar do comitê local, podem se inscrever através do site www.mobilizadorescoep.org.br e atuar como voluntários em projetos sociais locais com os quais tenham mais afinidade.