logo

III Jornada de Fonoaudiologia de Macaé comemora o Dia do Fonoaudiólogo

09/12/2014 15:21:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Foto: Ana Chaffin

A Jornada aconteceu nesta terça-feira (9), no auditório da Funemac

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo (9 de dezembro), a comissão de profissionais de fonoaudiologia do município realizou, nesta terça-feira (9), a III Jornada de Fonoaudiologia de Macaé com o tema Reabilitação Física e Auditiva “Nós na Rede”. O evento contou com apoio da Secretaria de Saúde (Semusa) e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e aconteceu, das 9h às 16h, no auditório da Funemac. O objetivo foi discutir a rede existente e as dificuldades de articulação as esferas municipal, estadual e federal.

A comissão técnica do evento formada pelo chefe da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Semusa, Wellington Ligeiro, e pela fonoaudióloga Cristiane Rangel que explicaram que o propósito do evento é a construção coletiva das ações dos profissionais da saúde junto da gestão e usuários, para promover a implementação e funcionamento do futuro Centro de Especialidade e Reabilitação (CER) Física e Auditiva que será construído em breve na cidade.

- É importante frisar que essa é uma proposta das próprias fonoaudiólogas que atuam na ponta do atendimento. São profissionais da saúde se cooresponsabilizando pelo processo de atenção e gestão. Profissionais nas redes publica e privada compareceram, além das fonoaudiólogas, fisioterapeutas, professores, terapeutas ocupacionais entre outros, ressaltou a também integrante do apoio técnico da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Semusa, Cristiane Rangel.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Pedro Reis, a construção está em fase de licitação. “O projeto está bem arrojado e avançado, o grupo já trabalha para quando o CER estiver funcionando tenhamos profissionais capacitados e atualizados para atender melhor a população”, ressaltou.

A solenidade contou com palestras e mesas temáticas de discussão e construção coletiva. Pela manhã, a palestrante e fonoaudióloga Lívia Schuelle, do Integrare Macaé, abordou ‘Técnicas Atuais para Atendimento de Crianças com Alterações Neurológicas’. Seguindo das mesas de discussão científica: Desatando ‘nós’: Equoterapia e Neuropediatria. Com convidados/palestrantes, da equipe de equoterapia da Prefeitura, e a equipe do Follow Up do Núcleo de Saúde Mental e Neuropediatria do CMR, Neuropediatria do Cemeaes e Apae Macaé. À tarde, a palestra discutiu as ‘Novas Perspectivas para a Saúde Auditiva de Macaé’, realizada pela palestrante, Cristiane Rangel, da Semusa. Finalizando com mesas de discussão sobre saúde auditiva, com convidados/palestrantes do Laboratório de Audiologia da Prefeitura, Estratégia Saúde da Família, Pet-Redes Saúde Auditiva da UFRJ, Amada e Paisi.

Pedro Reis comentou que essa é uma iniciativa dos próprios profissionais. “Como secretário é gratificante ver que existe uma equipe que se propõem buscar aperfeiçoamento técnico. Esse encontro é a consequência de profissionais cada vez mais eficientes. A ideia é disseminar essa atitude, para que outras áreas da saúde também possam realizar sua jornada e vestir a camisa da melhor saúde para Macaé”, parabenizou. Ao fim da palestra foi distribuído um questionário de avaliação aos participantes.



Centro de Especialidade e Reabilitação (CER) Física e Auditiva

Considerado, modalidade II, física e auditiva, o futuro Centro de Especialidade e Reabilitação (CER) será localizado no bairro Lagomar, com terreno de 5.250 m². O Centro vai trabalhar também com a concessão de próteses auditivas para aqueles pacientes que não tiverem condições financeiras de comprar.

Com custeio do Ministério da Saúde, a obra está avaliada em R$ 3,5 mi. A verba federal auxiliará o trabalho do município que apoia com o terreno e disponibilizará profissionais da área que implantarão a equipe.

*Com acompanhamento da Secom