A Igreja de Sant’Anna está de cara nova. O prefeito Riverton Mussi e o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, inauguraram na noite desta sexta-feira (9) a iluminação artística da Igreja de Santana, que agora pode ser vista por toda a cidade durante a noite. A iluminação é o primeiro passo para a restauração completa da Igreja, construída em 1630.
- Em no máximo quatro meses a igreja vai estar toda restaurada por dentro, fazendo assim com que volte a realizar missas, casamentos e batizados. Tambem vamos levar este projeto de iluminação artística a outros prédios históricos de Macaé, como a Câmara de Vereadores, a Lyra, a Nova Aurora e a Igreja São João Batista, disse o prefeito Riverton Mussi.
A festa teve a presença do Conservatório Macaense de Música, que preparou uma surpresa para os membros da Confraria de Sant’Anna, mantenedores da igreja há cerca de 200 anos. Quando as luzes foram acesas, o violonista Lúcio Duval tocou o hino de Macaé, emocionando a todos. Os músicos da Lyra dos Conspiradores também participaram da festa, tocando o hino nacional. “Ver a igreja bonita desse jeito é o começo da realização do nosso maior sonho”, comentou o provedor da Confraria, José Alberto Tavares Sueiro.
Durante a solenidade, o prefeito anunciou novidades para a região do Morro de Sant’Anna, onde fica a Igreja. O bairro, junto com o Morro do Lazaredo, vai receber projeto urbanístico, que será escolhido através de concurso feito entre os arquitetos da cidade. Os moradores terão também, até março, uma agência do banco Macaé Facilita, que vai facilitar a vida dos moradores, realizando recebimento de contas e oferecendo crédito para os pequenos comerciantes a juros baixos.
A iluminação da Igreja é subterrânea, embutida na estrutura com o foco de cima para baixo, feita em veias laterais sobrepostas ao piso. Foram colocados 26 refletores de 70 a 250 watts de potência, sendo quatro na torre (cúpula) da Igreja. O Cristo foi iluminado com lâmpada a vapor metálica. A iluminação é totalmente automática, tendo 10 tipos diferentes de programação. A fachada externa tem duas cores: a base branca e os detalhes em salmão.
A obra é fruto de parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, através de projeto de compensação ambiental da Usina Termelétrica Norte Fluminense, do grupo francês EDF, que completou nesta sexta-feira um ano de funcionamento em Macaé. “Inaugurar a iluminação de Sant’Anna nesta data é como um presente de aniversário para a usina”, falou o presidente da empresa, Dominique Silvain. A sua esposa, Laurence Silvain, foi a madrinha da iluminação. “Quero mais uma vez ressaltar a importância da realização de parcerias entre estado e prefeitura. O que tem que estar à frente é sempre o bem estar da população”, comentou o prefeito.
Também participaram da cerimônia de inauguração a primeira dama do município, Márcia Moraes, o secretário municipal de Acervo e Patrimônio, Ricardo Meirelles, o secretário de Governo, André Braga, o secretário estadual de Energia, Industria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Christino Áureo, que representou a governadora Rosinha Matheus, o deputado estadual José Divino, o superintendente regional do Norte Fluminense do estado, Rildo Nunes, o diretor financeiro da UTE Norte Fluminense, Carlos Alberto de Carvalho Afonso, a presidente da Feema, Isaura Fraga, e representantes da Associação de Moradores do Morro de Santana.