Foto: Maurício Porão
Comerciante é orientado para estar atento ao manuseio correto de balança
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da gerência de Qualidade do Mercado de Peixes e do IMCT, com o acompanhamento do Procon, vai iniciar em agosto a calibração das balanças utilizadas pelos comerciantes do Mercado de Peixe, de Macaé.
Na tarde desta segunda-feira (20), técnicos do Instituto Macaé de Ciências e Tecnologia (IMCT) estiveram no mercado com o objetivo de alinhar com os comerciante e o Procon a rotina de calibração das balanças, que em breve será implantada no mercado.
Além da calibração, os comerciantes serão orientados sobre o manuseio correto das balanças, e as normas de atendimento previstas no Código de Defesa do Consumidor. O técnico do IMCT, Dilson Fiuza, explicou que as balanças eletrônicas, quando não estão calibradas, apresentam erro sempre para menos, por isso, o comerciante deve ficar atento ao manuseio correto do equipamento.
Ele acrescentou que as balanças são testadas constantemente pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), e os equipamentos que estão fora dos padrões legais são retirados e lacrados pelo órgão fiscalizador. "O trabalho do IMCT é gratuito e tem a finalidade de fazer com que o comerciante atenda as leis", observou Dilson.
A subsecretária do Procon, Ana Paula Previtali, disse que a ação faz parte do plano de trabalho da Gerência de Qualidade do Mercado de Peixes, que visa a capacitação e desenvolvimento dos comerciantes do pescado, na busca de oferecer um produto de qualidade e segurança ao consumidor.
Análise - Durante a visita no mercado, os técnicos do IMCT fizeram a coleta de água do local. Serão feitas as análises microbiológicas e físico-química. As amostras foram retiradas das torneiras, bebedouros, pia, chuveiro e cisterna.